Adoção e impacto de tecnologias no Projeto BioFORT
A principal forma de evitar acidentes com produtos químicos é a informação. Como empresa do setor e preocupada com o uso seguro de seus produtos, a BASF orientou mais de 10 mil agricultores no ano passado em dias de campo – iniciativa que mostra a ação dos produtos, benefícios e cuidados na aplicação -, treinamentos e palestras técnicas. Na comunidade, a conscientização em prol da segurança foi realizada nas escolas em regiões rurais, atingindo cinco mil estudantes por meio do Projeto Química na Vida.
Alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental são o foco principal do projeto. Eles aprendem a importância do rótulo de embalagens e correto armazenamento de produtos químicos. Além disso, conseguem identificar e prevenir plantas venenosas e animais peçonhentos e quais procedimentos tomar em caso de acidentes. A preservação dos animais e sua importância na cadeia alimentar complementam os aspectos de educação ambiental envolvidos no projeto. As atividades incluem sessões de cinema, trabalhos pedagógicos, oficinas educativas, jogos de tabuleiro e teatro.
A ideia é integrar e multiplicar, por meio dos alunos, os conhecimentos para os pais, agricultores e comunidades rurais. “O Química na Vida colabora com a base educacional das escolas, com o aumento do nível de conhecimento sobre o uso correto e seguro dos produtos químicos”, destaca Rodrigo Pifano, gerente de Produto da BASF. Para um bom desenvolvimento, os educadores participam de um treinamento de capacitação e ao final recebem um certificado de educação ambiental.
Com mais de 200 treinamentos, dias de campo e palestras técnicas, a BASF orientou mais 10 mil agricultores sobre o uso correto de defensivos agrícolas e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no ano passado. Uma das prioridades da empresa é a segurança do trabalhador rural e, em função disso, a empresa mantém um acordo de comercialização de EPI´s com um fornecedor, que permite preços mais reduzidos para os clientes da multinacional. Desde 2012, foram vendidos 120 mil kits. “Os EPIs dão garantia de uma aplicação segura ao produtor. É uma preocupação da BASF orientar os trabalhadores para o uso correto dos equipamentos e do portfolio comercializado”, finaliza Pifano. Os equipamentos são encontrados nos distribuidores da empresa em todo o Brasil.
Química na Vida
O Projeto Química na Vida passou, em 2012, pelos municípios de Holambra (SP), Piedade (SP), Indaiatuba (SP), Itupeva (SP) e Vargem Grande do Sul (SP). A ideia é expandir a ação para colégios próximos de grandes fazendas das cidades que já receberam o Projeto. Os materiais didáticos são desenvolvidos por especialistas nas áreas educacionais, agronômica e toxicológica.
A professora Leni Munhoz atua com estudantes de 9 a 11 anos do Colégio de Ensino Fundamental Sylvia Camargo Baldy, próximo à zona rural do município de Piedade (SP). Pelo segundo ano consecutivo, a instituição participou do Química na Vida. Leni já percebe a mudança de comportamento das crianças quanto aos cuidados com produtos químicos. “Elas desenvolvem atitudes diferentes inclusive em casa. Os pais estão aprendendo com os filhos e participam ativamente por meio das reuniões”, destaca. Ainda de acordo com a professora, o Química na Vida foi incluído na grade curricular e pedagógica da escola e tem auxiliado os educadores na transmissão do conteúdo dentro das disciplinas de Ciências e Geografia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura