Syngenta negocia marca Gramoxone na Índia

A compradora foi a Crystal Crop Protection Limited; valor do negócio não foi informado

07.12.2023 | 08:39 (UTC -3)
Cultivar

A indiana Crystal Crop Protection Limited anunciou a aquisição da marca Gramoxone para uso no mercado indiano. Trata-se de nome tradicional no mercado de pesticidas, propriedade da Syngenta, que a utilizou por muitos anos em herbicidas à base de paraquat (CAS 1910-42-5; HRAC 22). O valor do negócio não foi informado.

"A aquisição da marca Gramoxone representa um avanço significativo em nossa busca de expandir nossa presença na categoria de herbicidas. Gramoxone é uma marca amplamente reconhecida na categoria de herbicidas de amplo espectro", disse Ankur Aggarwal, diretor executivo da Crystal Crop Protection.

A Crystal Crop Protection tem realizado diversas aquisições nos últimos anos envolvendo o mercado indiano. Algumas delas: (a) em 2023, a empresa adquiriu o portfólio da marca "Sadanand" de sementes de algodão da Kohinoor Seeds; (b) em 2021, celebrou acordo para compra de híbridos de algodão, mostarda, milheto e sorgo da Bayer; (c) em 2019, adquiriu as marcas Dursban e Nurelle-D Predator da Corteva; (d) em 2018, comprou as marcas Proclaim, Tilt & Blue Copper da Syngenta; e as marcas Furadan, Splendour, Metcil e Affinity Force da FMC.

Sobre o paraquat

As propriedades herbicidas do paraquat foram reconhecidas em 1955 nos laboratórios da Imperial Chemical Industries (ICI) em Jealott's Hill, Inglaterra. O produto foi fabricado e vendido pela primeira vez pela ICI no início de 1962 sob o nome comercial de Gramoxone. A comercialização de paraquat está proibida no Brasil.

Em 1993, a empresa separou seus negócios, criando outra empresa para produtos farmacêuticos, agroquímicos, sementes e produtos biológicos: a Zeneca.

Em 1999, a Zeneca e a empresa sueca Astra AB fundiram-se para formar a AstraZeneca.

Em 2000, a AstraZeneca funde-se com a suíça Novartis, formando a Syngenta.

Em 2017, a Syngenta foi adquirida pela China National Chemical Corporation (ChemChina), que pertence ao estado chinês. Em 2020, o Grupo Syngenta foi formado, reunindo Syngenta Crop Protection e Syngenta Seeds, Adama, e o negócio agrícola da Sinochem.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro