Syngenta lança herbicida para cereais de inverno no Brasil

Axial, com princípio ativo Pinoxaden, promete eficácia no controle de gramíneas e aumento na produtividade do trigo e cevada

24.04.2023 | 13:32 (UTC -3)
Cultivar, com informações de Juscelino Pereira Junior

A Syngenta Proteção de Cultivos lançou o Axial, herbicida para controle de gramíneas em cereais de inverno. O produto é formulado com o Pinoxaden, um princípio ativo inédito no Brasil, que possui ação pós-emergente e pode ser utilizado nas culturas de trigo e cevada. (A Revista Cultivar informou antecipadamente sobre a liberação no último dia de 2022.)

O Axial tem como objetivo combater plantas daninhas, que podem reduzir consideravelmente a produtividade das lavouras. No caso do azevém, por exemplo, a redução pode chegar a 30% na produtividade do trigo em uma única safra. O novo herbicida possui rápida penetração na cutícula das ervas daninhas, seletividade às culturas de trigo e cevada e alta eficácia no controle de aveias e azevém.

Rafael Berta, gerente de marketing de herbicidas da Syngenta, destaca a crescente complexidade do cenário de plantas daninhas para os cereais de inverno, com evolução dos casos de resistência. Ele afirma que o Axial oferece um novo patamar de controle de gramíneas, sendo um aliado importante para as estratégias de controle no curto, médio e longo prazo dos agricultores.

Berta ressalta que formulações contendo Pinoxaden sob a marca Axial já são comercializadas em países como Espanha e Canadá, com resultados positivos. Para o Brasil, a expectativa é semelhante.

Cerca de 61% dos produtores nacionais de trigo e cevada aplicam pós-emergentes graminicidas em suas lavouras, de acordo com levantamento da Syngenta. No entanto, a resistência das plantas daninhas é um desafio significativo para os produtores de cereais de inverno. Berta conclui que o controle de ervas daninhas é crucial e que o novo herbicida apoiará os agricultores no aumento da produtividade e qualidade das futuras colheitas.

Informações técnicas sobre o Pinoxadem (pinoxaden) podem ser obtidas em: Syngenta obtém autorização para comercializar o herbicida Pinoxaden.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro