Mecânica de Comunicação completa 50 anos
Trata-se de uma das mais longevas empresas do setor atuando no mercado
A comitiva da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) está recebendo retorno positivo dos empresários chineses visitados pela Missão Vendedores. O intercâmbio comercial tem o objetivo de dialogar com clientes do algodão brasileiro no país asiático.
Na terça (18/04), a visita à empresa Bros Eastern, especializada em fabricação e comercialização de fios e localizada em Ningbo, foi um exemplo da boa percepção que o mercado chinês tem da pluma brasileira. “Já visitamos a empresa antes, mas desta vez percebemos que estão mais confiantes no algodão brasileiro. Ganhamos credibilidade”, diz Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
Schenkel reforçou o trabalho dos cotonicultores brasileiros e das associações estaduais para dar força aos programas da Abrapa que entregam qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade para os consumidores da fibra nacional.
“A pandemia levou todos os setores a altos e baixos em relação ao consumo, mas estamos verificando na China que as empresas estão se movimentando, inclusive a indústria têxtil. Estão mais otimistas em relação ao mercado mundial, o que contribui para os nossos negócios”, explica o executivo.
Em visita a uma trading de algodão na província de Tongshou na quarta (19), a comitiva brasileira pôde apresentar, em mãos, uma camiseta rastreada de ponta a ponta pelo programa SouABR. “Foi muito importante mostrar aos executivos chineses que naquela camiseta tem algodão produzido por nove produtores rurais, mostrar em qual fiação foi feito o fio, a malharia, a confecção e a marca que criou a peça. Isso é rastreabilidade e causou boa impressão”, contou Alexandre Schenkel.
A indústria em Tongshou já havia sido visitada pela Abrapa em 2019, mas anos depois os brasileiros se depararam com uma impressão melhor do algodão cultivado no país.
“Explicamos como funciona o sistema brasileiro de rastreabilidade, pelo qual verificamos a qualidade da pluma e seguimos padrões internacionais. Mostramos nossos indicadores de qualidade e falamos do início do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, que tem a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Depois da conversa, quisemos saber se tudo isto é importante para a credibilidade da fibra brasileira e a resposta foi positiva”, explicou o presidente da Abrapa.
Em Zhengzhou, ocorreu o segundo evento Cotton Brazil Outlook, em que a Abrapa atualiza os industriais e demais interessados sobre a produção do algodão brasileiro abordando safra, rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade. “Houve muita interação do público e isso nos mostra a credibilidade do trabalho feito pelo Cotton Brazil”, afirma Schenkel.
Criado em 2019 pela Abrapa, o Cotton Brazil é o programa de promoção do algodão brasileiro em escala global, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com apoio da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea). A Missão Vendedores é o segundo intercâmbio comercial do Cotton Brazil neste ano, seguindo até 25 de abril e incluindo visitas à Coreia do Sul.
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