Sementes certificadas são tema de campanha do SindiTabaco
Série de materiais visam a conscientização dos produtores sobre as diferenças entre sementes disponíveis no mercado
No primeiro ano de colaboração de parceria em agricultura regenerativa, a Syngenta forneceu à PepsiCo 4.000 toneladas de óleo de girassol, produzido por agricultores das províncias de Buenos Aires, La Pampa, San Luis e Santa Fe. A iniciativa tem como foco a promoção de um modelo de cultivo sustentável, que visa não só melhorar a produtividade, mas também preservar e regenerar os solos.
Na segunda fase do projeto, as empresas esperam expandir em pelo menos 25% a área que adota essas práticas regenerativas. Os agricultores são incentivados a aplicar técnicas como rotação de culturas, uso de culturas de cobertura, eficiência no uso da água, utilização de produtos biológicos e criação de habitats para polinizadores.
Essas práticas são acompanhadas e monitoradas, garantindo que os agricultores obtenham um valor adicional por tonelada de produto, com a verificação das boas práticas realizadas. O processo inclui validação por terceiros, assegurando a segurança e a confiança em toda a cadeia comercial.
A comercialização do grão de girassol é realizada através do programa AVC (Agriculture Value Chain), que facilita o intercâmbio e a exportação de óleo. A rastreabilidade das práticas no campo ocorre por meio da plataforma digital Cropwise, que permite aos agricultores medir, verificar e planejar melhorias contínuas nas suas práticas regenerativas.
Mariale Álvarez, "head" de sustentabilidade e assuntos corporativos da Syngenta para a América Latina, destacou o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“Regenerar o solo e a natureza através de práticas que visam deixar o sistema melhor do que o encontramos é um compromisso que assumimos todos os dias. Junto com um parceiro estratégico como a PepsiCo, estamos dando um passo além. Agricultores que participam do nosso Programa de Sourcing Sustentável recebem um benefício econômico ao demonstrar a adoção de práticas regenerativas, o que impacta positivamente o meio ambiente e sua rentabilidade”, afirmou.
Santiago Desmery, "líder" da categoria óleos da PepsiCo para o Cone Sul e Brasil, também comentou a parceria.
“As empresas têm uma grande responsabilidade de cuidar e melhorar a maneira como produzimos alimentos. Na PepsiCo, tudo o que fazemos é impulsionado pela sustentabilidade, dentro do framework pep+, nossa estratégia de transformação global que visa criar e inspirar mudanças positivas no planeta e nas pessoas.”
E completou: “com este projeto, a região do Cone Sul se torna a primeira da PepsiCo na América Latina a utilizar 100% de agricultura regenerativa no girassol que usamos”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura