Clima beneficia plantio de milho e soja na safra 2009/10
Começou nesta quinta-feira (24/09), durante a 38ª Expoinel, o projeto Universidade Aberta - Pecuária Sustentável.
A iniciativa vai percorrer 15 Estados do pais com um ciclo de palestras gratuitas visando debater conceitos técnicos e disseminar medidas práticas que contribuam para a consolidação da atividade pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
Vilemondes Garcia, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), organizadora do projeto, afirmou logo na abertura a importância do tema e incentivou a necessidade de debates técnicos em torno do assunto. "Temos sido injustamente responsabilizados por todas as consequências negativas geradas pelo progresso. Pretendemos debater de forma prática e objetiva as questões que permeiam nossa atividade. Se nós produtores não nos preocuparmos com o meio ambiente, a fim de produzir de modo sustentável, estaremos fadados ao fracasso", afirmou.
Na sequência, Fabiano Tito Rosa, da Scot Consultoria, apresentou dados mostrando que o agronegócio brasileiro é um dos mais sustentáveis do mundo e abordou os desafios da pecuária para as próximas décadas. "Cada vez mais é preciso produzir mais no menor espaço possível. O Brasil já faz isso, tanto que de 1975 para cá o aumento na área usada em pastagens aumentou apenas 3%, já a produção de carne bovina 200%". Segundo ele, esses números são reflexos de investimentos em tecnologia e produção com sustentabilidade. "O nosso país está anos luz à frente dos demais quando falamos em produção sustentável. Por isso, o Brasil deve assumir o papel de liderança, não de liderado diante deste assunto", mostrou.
Outros temas como melhoramento genético na pecuária sustentável, certificação ambiental como oportunidade de mercado e respeito ao meio ambiente, controle sanitário como ferramenta essencial para o produtor e o mercado, além de um panorama geral apresentado por Daniel Furquim, mostrando o que é sustentabilidade na pecuária, encerraram o primeiro dia de palestras na Expoinel 2009, que recebeu quase 300 inscritos.
Nesta sexta-feira (25), haverá mais uma série de discussões, no qual será abordada a importância da recuperação e intensificação das pastagens na sustentabilidade da atividade, bem estar-animal, uso da rastreabilidade como ferramenta de gestão e de garantia de liquidez na produção, manejo nutricional e o papel da indústria frigorífica na integração com a cadeia produtiva.
O projeto Universidade Aberta - Pecuária Sustentável acontece durante a Expoinel 2009 no Centro de Eventos RKC do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (34) 3336 3160 ou pessoalmente. O projeto é uma realização da Universidade do Boi e da Carne, iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Nelore Minas, com o apoio da Coopers Saúde Animal, da Dow AgroSciences, da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ABCZ) e do Governo Federal
Expoinel 2009 - A principal exposição da raça Nelore no Brasil, a 38ª Exposição Internacional do Nelore - Expoinel 2009, acontece de 17 a 27 de setembro, no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG). O evento finaliza o calendário de exposições do Ranking Nacional Nelore e se configura como uma oportunidade ímpar para a interação de todos os agentes da cadeia produtiva da carne bovina, desde os representantes do mercado de genética até o consumidor final. Mais de 1.300 animais passarão pelo Parque Fernando Costa durante a sequência de 12 leilões, shoppings e julgamentos.
A Expoinel 2009 é uma promoção da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com o apoio da do Governo Federal, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Tortuga Cia Zootécnica Agrária, da Coopers Saúde Animal, dos Whiskys Royal Salute e Revista Dinheiro Rural.
Fonte: ContatoCom > Comunicação Integrada - [15] 3326 3331
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura