Sucesso na lavoura começa no solo

12.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Lálika Stadnik

Quem vive o dia a dia do campo sabe que uma colheita de sucesso começa com o tratamento de solo da área a ser plantada. Para corrigir deficiências como calagem, fosfatagem, teor de matéria orgânica e textura, é possível utilizar produtos com alta tecnologia e obter ótimos resultados na produtividade e qualidade dos cultivos.É o que tem feito os produtores do norte do Paraná, na região de Londrina e Maringá. Sob a supervisão do Gerente de Vendas da Alltech Crop Science, Márcio Chaves, junto com a assessoria da revenda Plantare, eles perceberam que utilizando produtos de qualidade e aumentando a saúde da lavoura os resultados acontecem. “Com um solo bem nutrido e equilibrado os benefícios são grandes, o que significa que a saúde do produtor, do consumidor e do cultivo não será comprometida”, explica Márcio Chaves.

Com treze mil pés de café plantados, em uma área de quatro hectares, a produtora Marta Pilatti, viu seu cafeeiro ser drasticamente afetado devido a uma forte geada que caiu em Aricanduva, distrito de Arapongas, no ano passado. Por isso ela tomou uma atitude radical: fez o que os produtores chamam de “esqueletamento”. “A partir desse procedimento, começamos o tratamento com Compost-Aid®, Soil-Set™ e Soil-Plex® Root”, explica José Roberto Bergamo, consultor técnico e gestor ambiental da Plantare que junto com Márcio trabalhou no cafezal de Dona Marta. Eles contam que o resultado foi além do esperado. “Na visita seguinte, cerca de 40 dias após o esqueletamento, já dava para notar os resultados, principalmente o vegetativo”, conta José. O solo também apresentou uma melhora textural.

O tratamento no solo nesse caso foi importante para que o cafezal fosse estimulado a recompor os ramos e as folhas, já que ele foi comprometido para a próxima safra que seria este ano. Na sequência, a produtora utilizou o tratamento via foliar, fazendo uso do produto Liqui-Plex® Bonder como um potencializador e quelante dos nutrientes, ajudando a planta no seu desenvolvimento vegetativo.André Cézar Marques, produtor de soja na região de Tamarana no Paraná é outro que está empolgado com os resultados. Em seis alqueires da sua propriedade, ele fez o tratamento com Compost-Aid® aliado ao NemOut™. Os resultados foram o equivalente a 175 sacas por alqueire, número maior ao verificado em safras anteriores e comparado a área que teve um tratamento padrão do produtor. “Se não tivesse seca, eu teria 15% a mais na produtividade”, conta André. Para a próxima safra, o produtor pretende aumentar a área onde ele vai utilizar os produtos da Alltech Crop Science e fazer o tratamento agora no trigo.

Outro produtor que está rindo à toa é o Sr. José Valter Fassula, sua propriedade localizada em Warta, próximo a Londrina, abrange diversas culturas, entre entre elas café e soja. Ele também começou o tratamento, com o Compost-Aid e Soil-Set e na sequência, utilizou Liqui-Plex CaMg+B, Bonder e Initiate Soy. “O resultado foi de 20 sacas a mais por alqueire e um grão mais pesado, comprovado pela diferença de peso dos mil grãos”, conta Valter.

O produtor Fábio da Costa Grecco, utilizou Compost-Aid e Soil-Set em dez alqueires de soja. Ele relatou uma eficiência visual apresentada, em relação às outras áreas plantadas por ele, e ficou tão satisfeito que triplicou a área de tratamento. Agora espera o mesmo resultado em produtividade e qualidade na cultura do trigo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025