Startup pioneira no monitoramento de pulverizações aéreas se une à NovoAgro Ventures

Plataforma Spray Plan, desenvolvida pela Dominus Soli, passa a contar com inteligência e investimentos via smart money da corporate venture builder pertencente à FCJ Ventures

04.07.2022 | 13:41 (UTC -3)
AgroUrbano Comunicação
Plataforma Spray Plan, desenvolvida pela Dominus Soli, passa a contar com inteligência e investimentos via smart money da corporate venture builder pertencente à FCJ Ventures. - Foto: Divulgação
Plataforma Spray Plan, desenvolvida pela Dominus Soli, passa a contar com inteligência e investimentos via smart money da corporate venture builder pertencente à FCJ Ventures. - Foto: Divulgação

Com foco em serviços, nasceu em 2014, a Dominus Soli, dos sócios Antônio Loures e Marco Antônio Lino, empresa pioneira a desenvolver soluções focadas no planejamento e monitoramento dos serviços de aplicação aérea de agroquímicos. Posteriormente, visando a um mercado em constante crescimento, a companhia criou o Spray Plan, software de última geração que quantifica e qualifica a operação e, ainda, planeja e monitora todo o processo de aplicação, com máxima precisão, proporcionando controle, produtividade e otimização nas aplicações aéreas de insumos agrícolas. Assim, melhora em até 20% sua efetividade ao pulverizar corretamente a área. 

O voo da Dominus Soli promete ser ainda maior agora que a startup faz parte do portfólio da NovoAgro Ventures, uma CVB (corporate venture builder), fundada a partir da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), maior federação de agricultura e pecuária do país, com o Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina. 

Promovendo tradicionalmente o Investorday, a CVB pôde conhecer a atuação da startup e deram início aos trabalhos. “Gostamos muito da proposta da Dominus Soli com o pioneirismo do Spray Plan e notamos que ela tem muita aderência com o que buscamos. Seguramente, colheremos bons frutos juntos”, comemora Leonardo Dias, CEO da NovoAgro.

Com o Spray Plan, é possível mapear, cadastrar e selecionar zonas de proteção (como hortas, residências e espaços com animais) e planejar áreas a serem tratadas. Pode-se, ainda, verificar as condições climáticas desejáveis, rastrear as operações realizadas e eliminar os impactos socioambientais, sem prejudicar a plantação. Nesse sentido, a tecnologia seleciona e tira da rota lugares que podem ser impactados pelo agroquímico, como casas e rios, bem como evita locais repetidos.

O software desenvolvido pela Dominus Soli amplia a efetividade de cobertura dos produtos, de 75% para 96% da área tratada, bem como detecta e ajusta os padrões técnicos nos tratamentos de lavouras, minimizando perdas. A companhia ultrapassa os 6 milhões de hectares analisados, em diferentes culturas de regiões diversas. 

“Mais do que um programa, desenvolvemos uma consultoria que liga nosso serviço a otimização e melhorias, evitando desperdício no campo. A ferramenta disponibiliza o controle, mas com a consultoria oferecemos inteligência e parâmetros aos nossos parceiros, apontando as falhas e ensinando-os a corrigi-las”, pontua Antônio Loures, CEO da Dominus Soli. O empresário ressalta ainda que os mapas utilizados são dinâmicos e os gráficos, simples de entender, com controle que pode ser feito por meio do celular.

Em uma crescente, a Dominus Soli expandiu 120% nos últimos três anos. Em 2019, a companhia passou pelo programa de aceleração TechStart Agro Digital, realizado pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Informática Agropecuária e Venture HUB e recebeu o Prêmio Pontes para a Inovação como reconhecimento por sua atuação, trazendo técnicas mais precisas ao mercado. A empresa conta com sólidos parceiros, como a Usina Alta Mogiana, de São Joaquim da Barra (SP), Aplimax e Semeagro, na região de Barretos (SP), onde presta auxílio e consultoria. 

A Dominus Soli está atualizando o Spray Plan e em breve trará uma nova versão, assim como um aplicativo para facilitar o controle. Para isso, a startup está passando por uma prova de conceito com uma grande empresa do setor, graças às conexões trazidas pela NovoAgro Ventures, para posteriormente ser escalada. “Estar ao lado da NovoAgro é fundamental neste momento. Precisamos de smart money, ou seja, inteligência, network e reestruturação, para podermos avançar”, finaliza Antônio Loures, CEO da Dominus Soli.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024