Soluções para agricultura da BASF são destaques em evento no Mato Grosso do Sul

Showtec acontece de 25 a 27 de maio em Maracaju; empresa reforça a importância do manejo eficiente para atingir maiores produtividades

23.05.2022 | 17:06 (UTC -3)
Vanessa Oliveira

Como empresa parceira dos agricultores e que está presente em todas as fases da lavoura, a BASF apresenta a sua oferta conectada de sementes, proteção de cultivos e ferramentas digitais durante a sua participação no Showtec 2022.

O evento acontece de 25 a 27 de maio em Maracaju (MS) e neste período, a empresa reforça a importância do manejo eficiente para atingir altas produtividades com sustentabilidade para lavoura brasileira. O portfólio apresentado é resultado do investimento de mais de 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para agricultura.

Doenças da soja

Para o controle de pragas e doenças na soja, a BASF oferece um portfólio completo de proteção de cultivos.

Quando o assunto é fungicida, o time de especialistas da BASF recomenda que os agricultores façam o monitoramento e planejamento das aplicações para controlar as doenças de forma antecipada, minimizando as perdas em produtividade.

“É importante realizar o manejo eficiente das doenças antes que estas estejam presentes na lavoura em índices que possam trazer prejuízos para a produtividade da soja. Especialmente para a fase inicial do cultivo da soja, contamos com o fungicida Aumenax. Na sequência, a segunda aplicação pode ser feita com o fungicida Blavity, altamente eficiente no controle do complexo de doenças da soja, especialmente ferrugem e mancha-alvo. Além das pulverizações com o fungicida adequado, o agricultor não pode deixar de fazer o monitoramento constante da lavoura”, explica Vitor Bernardes, gerente Sênior de Marketing Portfólio Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Manejo eficiente do milho

Além de doenças como mancha branca e ferrugem, as pragas como lagarta do cartucho, percevejo barriga verde e cigarrinhas estão entre as mais agressivas para as lavouras de milho. Dependendo do nível de infestação dessas pragas, o potencial produtivo da planta pode ser seriamente comprometido. Por isso, durante o evento, os agricultores terão a oportunidade de conferir o portfólio completo da BASF para o manejo fitossanitário eficiente do milho.

Para uma lavoura livre de doenças e mais produtiva, a BASF levará os fungicidas Abacus HC e Orkestra SC, o herbicida Liberty que é recomendado para cultivares tolerantes ao herbicida glufosinato visando o manejo de plantas daninhas resistentes e de difícil controle os inseticidas Imunit, Pirate e Fastac Duo para o controle das pragas na lavoura de milho.

“O manejo eficiente da lavoura do milho faz parte do sucesso da safra. A rotação de cultura, o manejo sustentável do solo, e de pragas, plantas infestantes e doenças são algumas ações para alcançar altas produtividades. No milho, hoje um dos principais cultivos do país, a BASF oferece aos agricultores uma oferta integrada voltada para o manejo eficiente com qualidade”, reforça Marcelo Rodacki, gerente de Marketing Milho de Soluções para Agricultura da BASF.

Agricultura Digital

Ainda durante o evento, o público vai conhecer as ofertas conectadas do xarvio Digital Farming Solutions, marca global de agricultura digital da BASF. “As soluções digitais auxiliam na tomada da decisão correta e o momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis e adaptadas à realidade do Brasil”, comenta Lucas Marcolin, gerente de Comercial de Agricultura Digital da BASF.

Entre as soluções que o xarvio oferece na plataforma digital FIELD MANAGER, uma das mais conhecidas é o Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, feito com auxílio de drone, que pode ser usado na pré e pós emergência da soja e algodão para aplicação localizada otimizando o uso de herbicidas. Além disso, a plataforma também oferece informações que permitem a geração de mapas em taxa variável para utilização em diferentes momentos das lavouras, do plantio à colheita. Para a cultura do algodão, os mapas de aplicação em taxa variável podem ser utilizados para aplicação de regulador de crescimento, além de acompanhar a sanidade da lavoura.

Semente de qualidade para uma nova safra produtiva

É a genética da semente que define o potencial produtivo das lavouras brasileiras. As variedades da BASF estão em processo contínuo de melhoramento genético e de adaptação às principais regiões produtoras. Para próxima safra de soja, o agricultor deve levar em conta a qualidade, as tecnologias embarcadas e a genética na hora de tomar a decisão de qual variedade semear para obter os melhores resultados. E por isso, a BASF vai disponibilizar para o planejamento da nova safra, as novas variedades de soja, principalmente com a tecnologia I2X (Intacta 2 Xtend).

A empresa conta com duas marcas de sementes para melhor atender ao agricultor e ao mercado sementeiro. Os destaques que estão disponíveis para nova safra serão: Credenz: CZ 37B43 IPRO, CZ 36B96 I2X, CZ 37B39 I2X, CZ 26B47 I2X,TEC 7022 IPRO, Result I2X e Potent I2X. E os destaques da marca SoyTech: 631I2X / 700I2X / 621I2X / ST 644 IPRO / ST 622 IPRO e 591 I2X.

Cultivando o Legado

A BASF está comprometida com o legado dos agricultores. Além da oferta conectada de produtos e soluções, a empresa também apresenta a Fazenda BASF, que é o hub de conteúdo para o agronegócio. Durante a feira, os participantes também terão a oportunidade de visitar o estande virtual do evento na plataforma, para mais informações relevantes que podem ajudar nas suas decisões agronômicas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024