XIII Workshop de Férias em Genética e Melhoramento de Plantas
Atividade discute avanços e tecnologias da genética e dos programas de melhoramentos de plantas
“Mesmo cientes da demanda por maior volume de alimentos, consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade do que servem à mesa”. Com esta afirmação, Aurélio Pavinato, diretor presidente da SLC Agrícola, iniciou sua exposição no painel Soluções Digitais em Prol da Rentabilidade, parte da programação do segundo dia do One Agro, evento promovido pela Syngenta, em Campinas. O executivo expôs claramente os ganhos alcançados por meio de soluções digitais aplicadas à agricultura, não apenas no que se refere à rentabilidade, mas também à viabilização de uma produção que busque atender aos anseios da sociedade.
Para racionalizar a aplicação defensivos agrícolas, a SLC - uma das líderes no mercado agrícola brasileiro, que concentra mais 400 mil hectares de soja, algodão e milho - adotou tecnologias específicas, como, por exemplo, o Protector, desenvolvido pela Strider. Trata-se de um tablet com comandos facilitados para ajudar o trabalhador do campo a identificar áreas onde há infestação de pragas. Por meio do monitoramento georreferenciado, o sistema gera um mapa de calor com a localização exata dos focos de infestação. Assim, o produtor pode reagir no mesmo dia, evitando perdas e realizando a aplicação localizada, que prevê o uso de defensivos apenas onde é necessário. Por meio dessa técnica, a SLC garantiu uma economia de 37% com insumos e gastos com logística.
Integrante do mesmo painel, Fernando Degobbi, diretor presidente da Coopercitrus, tratou da importância de viabilizar o acesso de pequenos e médios agricultores às tecnologias disponíveis. O executivo também apresentou os significativos ganhos de produtividade alcançados por meio do uso da sistematização na cafeicultura e discorreu sobre a agilidade na tomada de decisões advinda do monitoramento de lavouras por imagens, outro exemplo de solução digital que tem ganhado cada vez mais espaço nos campos brasileiros.
Em um discurso entusiasmado, Paul Bonnett, gerente global de agronomia digital da Syngenta, se mostrou orgulhoso por “ser parte de uma das empresas mais colaborativas do agronegócio, que entende seu importante papel não apenas no que toca o desenvolvimento de soluções digitais, mas no que se refere à identificação de outras multinacionais espalhadas pelo mundo que entendam a importância de se investir nessa jornada da agricultura digital”. O painel teve a moderação de Cristiano Kruel, Head de Inovação da Start Se, empresa empenhada em conectar e promover o ecossistema de inovação e empreendedorismo de startups no Brasil e no mundo.
One Agro
De 10 a 12 de junho a Syngenta está promovendo em Campinas (SP) o One Agro. Entre os presentes, produtores, distribuidores, autoridades, pesquisadores e outros integrantes da cadeia de valor, que juntos representam 40% do PIB agrícola brasileiro e um terço de toda a área plantada no país. Entre os temas que serão debatidos estão a sustentabilidade na agricultura, o uso de novas tecnologias, novas formas de financiamento e muitos outros.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura