SindArroz-SC celebra 50 anos com novo posicionamento

Sindicato amplia atuação e reforça papel estratégico no setor orizícola catarinense e nacional

14.07.2025 | 15:55 (UTC -3)
Francine Ferreira, edição Revista Cultivar

O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) comemora, em 2025, seu cinquentenário de atuação com o lançamento de um novo posicionamento institucional. A entidade aproveitou a celebração para destacar sua trajetória na geração de empregos, inovação tecnológica e contribuição para o abastecimento nacional de arroz, e apresentou uma nova fase estratégica que amplia sua atuação para além da representação setorial.

O reposicionamento marca uma aproximação mais efetiva com o campo e com a sociedade, valorizando o arroz como alimento essencial, símbolo da cultura alimentar brasileira e motor de desenvolvimento econômico. O novo momento também fortalece o papel do SindArroz-SC como articulador do setor e fonte confiável para decisões e políticas públicas.

A comunicação da entidade passa a adotar um tom mais claro, técnico e acolhedor, com o objetivo de informar, sensibilizar e engajar públicos estratégicos, como produtores, gestores, autoridades e consumidores. Atualmente, o sindicato representa 27 indústrias responsáveis por mais de 10% do abastecimento nacional de arroz.

Durante a solenidade, o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli (na foto), reforçou a importância de Santa Catarina no cenário nacional. “Somos o segundo maior produtor de arroz do Brasil. Isso é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Nossa missão é seguir firmes na defesa dos interesses das indústrias do setor, apoiando seus desafios e trabalhando para que ele continue forte, competitivo e valorizado”, afirmou.

A cerimônia também homenageou ex-presidentes da entidade, como Maury Santos Junior, que esteve à frente do sindicato entre 2010 e 2016. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o senador Esperidião Amin; o presidente da Epagri, Dirceu Leite; o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; o presidente do SindArroz-RS, Carlos Eduardo Borba Nunes; o vice-presidente regional Sul da Fiesc, José Carlos Sprícigo; e o presidente da Abiarroz, Renato Franzner.

“Reconhecemos a importância daqueles que, há 50 anos, tiveram a visão de criar um movimento associativo. O SindArroz-SC só chegou até aqui graças ao compromisso dos seus associados e da liderança de todos que passaram pela entidade”, concluiu Franzner.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025