Simpósio da Alltech: O desafio das empresas

01.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

Administrar uma empresa requer domínio em várias microáreas. Planejamento, desenvolvimento ou compra e venda de um produto ou serviço, gestão de pessoas, finanças, marketing e vendas, consistem nos principais pilares da gestão de uma empresa. A fórmula do sucesso dos negócios familiares, garantindo sua constante ampliação, será um dos assuntos que serão discutidos durante o Simpósio Internacional da Alltech, que acontece entre os dias 18 e 21 de maio, em Lexington, Kentucky (EUA).

Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das instituições brasileiras são formadas por integrantes de uma mesma família. De acordo com o estudo, o grande desafio é sobreviver às gerações. A cada 100 organizações, 30 resistem à segunda geração, 15 a terceira e quatro à quarta.

A Alltech é um exemplo de empresa familiar que superou os desafios de sua trajetória, transformando-se em uma multinacional e que hoje é vista como um case de sucesso. O fundador e presidente da Alltech, Dr. Pearse Lyons afirma que além de acreditar em seu próprio negócio, ter metas e se adaptar aos novos tempos, é preciso seguir seu lema: “Faça um amigo, faça uma venda”, o que reforça o quanto é importante saber se relacionar com os clientes, além de entender e atender as suas necessidades.

O relacionamento com o cliente é fundamental, porém é necessário, também, preocupar-se com a equipe interna. “O desempenho da equipe faz a diferença nos resultados de uma empresa, por essa razão é essencial investir em treinamentos e no desenvolvimento do capital humano” avalia, Guilherme Minozzo, vice-presidente da Alltech para América Latina.

Empresas conectadas

É fundamental para as empresas, incluindo as familiares, acompanhar a velocidade da atualização da informação e, utilizá-la para agregar valor ao seu produto. Hoje, a internet oferece inúmeras oportunidades para que os negócios aconteçam, pois qualquer informação é difundida em segundos. Por isto, é preciso preservar a imagem da sua empresa neste universo online. A todo instante, os clientes buscam informações sobre os produtos que pretendem adquirir, seja através de sites de reclamações ou das redes sociais e quanto mais online sua empresa estiver, será mais fácil verificar o que o seu público deseja e contornar situações complicadas.

Outro ponto importante é a facilidade do contato direto com o consumidor que a tecnologia das comunicações proporciona. Através de um banco de dados, é possível armazenar as informações de acordo com as buscas do consumidor, e assim, verificar as preferências de cada cliente e propiciar aumento de vendas, visto que pessoas de sexo, faixas etárias, classes sociais, entre outras características similares tendem a seguir um mesmo padrão de compra. Com estes dados em mãos, é possível oferecer ao cliente o que ele procura com mais precisão.

Em resumo, ser transparente, ter um produto inovador e atender às necessidades do cliente com qualidade, tecnologia e agilidade já não são mais diferenciais e sim, quesitos básicos para manter-se no mercado atual.

Estes e outros assuntos poderão ser conferidos durante todo o evento. Mais informações no site pt.alltech.com/symposium ou pelo email eventosbr@alltech.com .

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