Com mais da metade da área colhida, produtividade do arroz gaúcho apresenta estabilidade
A Embrapa Soja (Londrina - PR), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participa da ExpoLondrina 2014, de 3 a 13 de abril, apresentando técnicas e tecnologias para a utilização da soja na alimentação humana no seu estande institucional. Além disso, a Embrapa Soja, em parceira com o Emater-PR, e o Iapar demonstram na área de Via Rural (Fazendinha) o Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma tática que reduz as aplicações de inseticidas nas lavouras e confere maior sustentabilidade ao ambiente produtivo.
Soja na alimentação humana
O consumo da soja na alimentação varia muito ao redor do mundo, sendo mais comum nos países orientais, onde a soja é tradicionalmente consumida na dieta alimentar diária. De acordo com o pesquisador José Marcos Gontijo Mandarino, da Embrapa Soja, uma data decisiva no consumo de produtos com soja no Ocidente foi em 1999. Neste ano, a agência americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma alegação de saúde anunciando que o consumo diário de 25 gramas de proteínas de soja, associado a uma dieta com reduzidos conteúdos de gorduras saturadas e colesterol e aliada a hábitos sudáveis de vida, poderia reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Mandarino explica que independente do uso da soja como promotora de saúde, este grão é um alimento que tem como características marcantes o alto teor de proteína, de ferro e outros minerais, vitaminas do complexo B, de fibras, além de ser isento de colesterol. O pesquisador enfatiza que utilizar a soja em pratos variados é uma tarefa simples, mas que requer alguns cuidados como a aplicação do tratamento térmico nos grãos. “Isso significa colocar os grãos de soja em água fervente por cinco minutos escorrer a água de cozimento e, em seguida, lavá-los em água fria. Somente depois disso, os grãos de soja estarão adequados para serem usados de acordo com o que estiver indicado nas diferentes receitas com soja”, ensina.
A Embrapa Soja lança durante a ExpoLondrina o livro Orientações e receitas para uma alimentação com soja e livre de glúten. Para os indivíduos que apresentam intolerância ao glúten e para aqueles que, mesmo não sendo celíacos, tem sensibilidade a esta proteína presente no trigo e em outros cereais, o único tratamento comprovado até o momento é a dieta isenta de glúten, afirma a pesquisadora Vera de Toledo Benassi, autora do livro. “A dieta é importante porque além de propiciar o desaparecimento dos sintomas, evita a ocorrência de complicações”, enfatiza. O livro apresenta, em 80 páginas, informações sobre a doença celíaca, opções para se cozinhar sem o glúten e 39 receitas adaptadas e testadas na Cozinha Experimental da Embrapa Soja.
Pesquisa e extensão rural: apresentando soluções para o sojicultor
A Embrapa Soja, o IAPAR e o Emater-PR demonstram na Fazendinha o complexo de lagartas que atacam a cultura da soja: a lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens), a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e a Helicoverpa armigera e abordam táticas de manejo que podem ser utilizadas pelos produtores rurais para minimizar os danos causados por estas pragas e proporcionar maior sustentabilidade ao ambiente produtivo. O objetivo é que os produtores aprendam como identificar as pragas e os danos causados por elas. Também serão demonstrados alguns inimigos naturais, como as vespinhas (Trichogramma pretiosum e Telenomus remus) que atuam no controle das lagartas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura