Setor orizícola lança fundo para incentivar consumo de arroz

A queda no consumo do grão tem preocupado o setor, que busca promover iniciativas de conscientização

19.05.2025 | 15:36 (UTC -3)
Vanessa Amando, edição Revista Cultivar

Com a queda no consumo de arroz no Brasil, especialmente entre os mais jovens, o setor produtivo tem buscado alternativas para reverter a tendência. Uma das principais ações é a criação do Fundarroz, fundo lançado pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) em parceria com os Sindicatos das Indústrias de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O objetivo é promover campanhas de conscientização sobre os benefícios do grão e garantir a sustentabilidade do setor.

Considerado um dos alimentos mais tradicionais da dieta nacional, o arroz vem perdendo espaço para produtos industrializados e refeições prontas. De acordo com o relatório Projeções do Agronegócio 2023/24 a 2033/34, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com a Embrapa, o consumo do grão caiu de 11,8 milhões de toneladas em 2013/14 para 11 milhões em 2023/24.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli, mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares das novas gerações ajudam a explicar esse cenário. “Hoje em dia é mais comum pedir comida por aplicativo ou optar por alimentos prontos. A perda do hábito de cozinhar impacta diretamente a alimentação e a saúde das pessoas”, afirma.

A preocupação é reforçada por dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025, que apontam que 68% da população brasileira está com excesso de peso. A Fiocruz projeta que, até 2035, metade das crianças e adolescentes do país poderá estar com sobrepeso ou obesidade.

Além de acessível e fácil de preparar, o arroz é uma importante fonte de carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais. Por ser naturalmente isento de glúten, é também uma opção segura para pessoas com intolerância ou sensibilidade à proteína. A expectativa do setor é que as ações do Fundarroz contribuam para reforçar o valor nutricional e cultural do cereal e recuperar seu espaço no prato dos brasileiros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025