RS Safra 2024/25: colheita da soja atinge 98% da área
Produtividade da safra de verão recua 24,6% em relação à estimativa inicial
A StoneX revisou para baixo, em maio, a projeção da área plantada com trigo no Brasil para a safra 2025/26. Segundo o novo relatório, a estimativa caiu 8% em relação ao mês anterior, passando para 2,57 milhões de hectares. A retração afeta principalmente os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, responsáveis por grande parte da produção nacional.
Entre os fatores que contribuíram para a redução estão a dificuldade de acesso ao crédito rural, a queda nos preços do trigo e as frustrações com safras anteriores. “Esses elementos desestimularam o plantio, levando produtores a optarem por outras culturas”, explica Jonathan Pinheiro, consultor da StoneX.
Com a menor área cultivada, a consultoria projeta aumento na necessidade de importações, mesmo com uma redução na demanda interna por moagem. A retração no consumo de farinha, segundo os analistas, pode estar ligada a pressões inflacionárias.
Apesar do cenário adverso, parte do setor ainda mantém a intenção de plantar trigo, impulsionada pelas oportunidades no comércio internacional. Isso pode ajudar a sustentar as exportações, mesmo com a queda esperada na produção. Os estoques finais, por sua vez, devem recuar cerca de 10% frente às projeções anteriores, mas ainda ficarão acima dos volumes da safra 2024/25.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura