Setor de fertilizantes projeta crescimento em ano desafiador

No dia 30 de outubro, em Curitiba (PR), o Simpósio Sindiadubos vai destacar as perspectivas para a safra 2025/26

15.09.2025 | 15:12 (UTC -3)
Olavo Pesch

De janeiro a agosto de 2025, o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) estima um aumento de 10% na entrada de fertilizantes no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, em termos de nutrientes, o volume se aproxima dos valores registrados no ano passado, evidenciando uma redução na concentração dos fertilizantes importados.

“Esse cenário é influenciado principalmente pela produção chinesa de sulfato de amônia, super simples e produtos que contêm nitrogênio e fósforo”, aponta o diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira (na foto).

A projeção de crescimento apresentada pelo Sindiadubos acompanha os dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Segundo a entidade, de janeiro a junho, as entregas de fertilizantes cresceram 10,5%, o que pode ser parcialmente explicado pela diminuição da concentração desses produtos. Já o aumento na entrada de fertilizantes no país foi acompanhado de um acréscimo de 3% no preço cobrado por cada mil toneladas, em relação ao mesmo período de 2024.

Com o reajuste nos valores de comercialização, o setor tem enfrentado desafios decorrentes do conflito entre Ucrânia e Rússia e seus desdobramentos no cenário geopolítico internacional. “Ainda assim, o segmento tem buscado soluções para garantir o abastecimento do mercado, diante da expectativa de uma supersafra de grãos”, afirma o diretor-presidente do Sindiadubos.

19ª edição do Simpósio NPK 2025

Para tratar das tendências no agronegócio e das mudanças ocorridas até o momento, tanto no âmbito nacional quanto internacional, o Sindiadubos realizará, no próximo dia 30 de outubro, em Curitiba (PR), a 19ª edição do Simpósio NPK 2025. O evento reunirá todos os players da cadeia produtiva, desde produtores de fertilizantes no Brasil e no exterior até consumidores finais.

Na avaliação de Teixeira, “devido à força econômica do setor e à sua relação direta com a produtividade agrícola, é essencial promover eventos voltados à discussão das principais tendências do mercado de fertilizantes”. O diretor-presidente do Sindiadubos ressalta ainda que o uso de fertilizantes é uma parte importante da produção agrícola brasileira. “Com a importação desses produtos e as mudanças econômicas no cenário internacional, é fundamental reunir o setor para troca de informações, experiências e networking”, destaca.

A programação do simpósio terá três palestras, sobre os temas: performance e perspectivas do setor em 2025 e 2026, cenário nacional e internacional do agronegócio e projeções de custo e rentabilidade da safra 2025/2026. Para abordar cada assunto, o evento terá a participação do diretor-presidente do Sindiadubos, Aluísio Schwartz Teixeira; do analista de fertilizantes da Agroinvest, Jeferson Souza; e da expert em agronegócio, jornalista e apresentadora Kellen Severo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025