Seprotur levará à ExpoMS nova câmara setorial da horticultura

17.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), amplia a abrangência da antiga câmara setorial de fruticultura e institui a Câmara Setorial Consultiva de Horticultura, que será apresentada vez na ExpoMS 2009.

A feira ocorre de 2 a 12 de outubro na Capital. Detalhes da programação e participação câmara no evento serão divulgados no próximo dia 21, na sede da Associação dos Criadores do Estado (Acrissul), quando a entidade apresenta a imprensa toda a abrangência da ExpoMS 2009.

De acordo com as diretrizes da nova Câmara, ela atuará na floricultura (cultura de flores); fruticultura (cultura de fruteiras ou de frutas); jardinocultura (cultura de plantas ornamentais); olericultura (cultura de hortaliças); viveicultura (cultura de mudas em geral); cultura de plantas medicinais, plantas condimentares e cogumelos comestíveis, com competência para identificação das demandas locais, analise de propostas e projetos estratégicos para o setor.

Segundo a secretária-executiva do câmara, Gisele Garcia de Sousa, o órgão deverá propor soluções econômicas, normativas e técnicas que viabilizem a produção, comercialização e industrialização racional dos produtos vegetais no Estado. Ele revela que estes estudos, deverão subsidiar o Governo estadual na formulação de políticas públicas para o fomento da horticultura.

“Este é um avanço, e esperamos implementar e fortalecer políticas que propiciem um crescimento expressivo destes setores que compõe a horticultura”, salientou, lembrando que em outros estados, como no Ceará, o ritmo de crescimento do setor chegou a 700% em apenas 5 anos, e hoje, consolidou a região como importante exportador brasileiro. “A produção de flores cresce em todo o País, e tem grande potencial exportador”, comenta.

Gisele explica ainda que também caberá a nova entidade concentrar, integrar e coordenar as ações das pessoas e dos entes públicos ou privados interessados, para o fim de buscar e reciprocamente ofertar soluções para os problemas relacionados com a horticultura, solidificando parcerias já existentes e propondo a formação de novas iniciativa econômicas, produtivas, técnicas ou de pesquisas, no interesse do desenvolvimento dos setores. “Este é o desafio que teremos pela frente, mas contamos com a mobilização de nosso colegiado e apoio do governo do Estado”, conclui.

Colegiado

Devem compor o colegiado cultivo da nova câmara, além da Seprotur, a Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), A Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac); a Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul S.A. (CEASA); a Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopgrande); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Centro de Pesquisa Agropecuária Oeste (Embrapa CPAO); a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Mato Grosso do Sul (SFA); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional de Mato Grosso do Sul (Senar-AR/MS); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS); Superintendência Estadual do Banco do Brasil S.A. em Mato Grosso do Sul; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); Universidade da Grande Dourados (Unigran); Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp); e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Expo MS

A primeira edição da Expo MS, primeira feira de Mato Grosso do Sul que une toda a cadeia produtiva em um só lugar, é uma realização da Acrissul e acontece de 2 a 12 de outubro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Diferente das feiras já realizadas no Estado, além da pecuária, trará em evidência diversas atividades agropecuária e indústrias, além de instituições governamentais, privadas e de classe. Na programação, estão a realização de palestras, cursos, leilões e atividades em defesa e preservação do meio ambiente, mostrando iniciativas produtivas de baixo impacto sócio-ambiental, e grande sustentabilidade, como a pecuária orgânica.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seprotur - (067) 3318-5053 ou

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025