Senar-RS recebe prêmio Top Cidadania

02.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Programa Alfa – alfabetizando para profissionalizar, realizado pelo Senar-RS, é um dos três cases vencedores da categoria entidade sem fins lucrativos do prêmio Top Cidadania ABRH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Unidade-RS.

A entrega do troféu ocorreu nesta quarta-feira (02/09), em cerimônia no Grêmio Náutico União. Outras 25 empresas e entidades do Estado foram premiadas nas categorias Top Ser Humano empresa e estudante, entre elas o grupo RBS, Lojas Colombo, Sesc-RS, Banrisul e Pucrs.

Desenvolvido há 10 anos, o programa Alfa, consiste na alfabetização não formal de produtores e trabalhadores rurais, voltada para a formação profissional, sendo o único programa de alfabetização associada a cursos de capacitação profissional.

São mais de 14 mil beneficiados no Estado, com idade entre 18 e 85 anos, residentes em comunidades rurais em 138 municípios gaúchos, que tiveram resultados práticos imediatos depois da participação no programa.

Entre as centenas de casos de pessoas que participaram do programa Alfa, está o produtor de leite Jair Peretto e sua esposa, Erneides Peretto, proprietários de 12 hectares no município de Vista Alegre, região norte do Estado. Ambos tinham estudado até a 4º série, assim como os demais integrantes da turma. Depois que concluíram o programa Alfa, em 2004, solicitaram ao Senar os cursos de Nutrição Animal e Qualidade do Leite.

Com o conhecimento, aprenderam a alimentar melhor os animais e passaram a produzir o dobro de leite com as mesmas vacas que já possuíam, em pouco mais de um ano. Também aumentaram o número de animais, passando de compradores de terneiros a fornecedores graças às informações adquiridas sobre como fazer a inseminação artificial das vacas. “Junto com mais seis produtores compramos um botijão de sêmen e contratamos um técnico para nos ajudar no processo... Estou vendendo seis terneiras por mês. Antes, eu comprava todas minhas terneiras... Tudo ficou muito diferente depois que me qualifiquei com os cursos do Senar” diz Jair.

Fonte: Senar-RS -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025