SENAR-RS formaliza parceria para o Grupo de Trabalho para promoção do turismo rural

02.09.2015 | 20:59 (UTC -3)
Alessandra Farina Bergmann

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) e outras entidades do Estado firmaram parceria que institui um Grupo de Trabalho direcionado ao desenvolvimento do turismo rural gaúcho. Coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (SETEL) do RS, a iniciativa tem como objetivo estruturar, fomentar, capacitar e promover propriedades e empreendedores turísticos rurais, gerando trabalho e renda. A assinatura do Termo de Cooperação ocorreu na Casa do SENAR-RS na Expointer.

Participaram da cerimônia o superintendente da instituição, Gilmar Tietböhl, o secretário estadual do Turismo e Desenvolvimento, Juvir Costella, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Dr. Evaldo Antônio Kuiava, o presidente da Emater-RS, Clair Tomé Kuhn, o diretor técnico do Sebrae, Ayrton Pinto Ramos, coordenador do curso de Turismo do Centro Universitário IPA, Dr. Guilherme Bridi, e do coordenador do Curso Superior em Turismo da PUC, Maurício Schaidhauer, o Chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles e o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae-RS, Calos Alberto Schutz

O Grupo de Trabalho prevê um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, ou com características do setor, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Durante a reunião, foram apresentadas ações do grupo, cases de Turismo Rural (depoimentos de empreendedores de sucesso), esclarecimentos sobre linhas de crédito para o segmento rural, atualização e cadastramento de propriedades rurais interessadas em participar da consolidação do programa de Turismo Rural Gaúcho.

A iniciativa do grupo se justifica em reconhecimento do papel socioeconômico das comunidades do meio rural, também para o turismo. Conforme abordado na reunião, o primeiro passo para o desenvolvimento desse trabalho é fazer um levantamento e diagnóstico das propriedades de Turismo Rural, rotas e roteiros do RS. Posteriormente, estas serão apoiados, através de capacitação, divulgação em material promocional, sites, Centros de Atenção ao Turista e participação em eventos. Paralelamente, o Grupo de Trabalho atuará, ainda, no âmbito da política pública, abrangendo nesse escopo, análises e proposições no campo da legislação em vigor, relativa ao segmento.

O SENAR-RS participará do grupo através do seu Programa de Turismo Rural, conjunto de cursos e treinamentos regulares dirigidos a produtores rurais e comunidades em que estão inseridos. Suas ações caracterizam-se por identificar e implantar negócios de turismo ambientalmente corretos, aliados às habilidades e vocações da população rural, com consequente diversificação e aumento de renda da propriedade. Realizado há 10 anos, o programa de capacitação tem um total de 220 horas dividas em cinco etapas.

Também integram a parceria para o Grupo de Trabalho a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RS), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE), a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), a Associação Brasileira de turismo Rural (ABRATURR/RS), Secretaria da Fazenda - SEFAZ, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo – SDR, e instituições de ensino superior de Turismo, representadas pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, Centro Universitário Metodista – IPA e Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul – PUC.

Foto:Emerson Foguinho

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro