Ministra discute criação de centro de tecnologia e pesquisa no sudoeste do PR

01.09.2015 | 20:59 (UTC -3)
Priscilla Mendes

A ministra Kátia Abreu recebeu nesta os prefeitos dos municípios de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco – localizados no sudoeste do Paraná – para discutir a implementação de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia na região. O centro será uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF).

Os prefeitos e parlamentares da bancada paranaense pediram apoio do Ministério da Agricultura para instalar um centro de pesquisa e extensão em hortifrutigranjeiro, leite, pequena agroindústria e sucessão familiar na região, onde predomina agricultura familiar. A ministra determinou a formação de um grupo de trabalho para desenhar o projeto, formado por técnicos do Mapa, da Embrapa, da UTF e das prefeituras.

“A proposta é criar três campi, um em cada cidade, que se articularão entre si e com a Embrapa para fazer na região um centro de referência em pesquisa e inovação”, disse o diretor-geral da UTF, Alexandre da Trindade Alfaro. “Hoje, temos pessoas que já trabalham nesses quatro temas. Por isso, apostamos também na parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná e a Embrapa”, acrescentou.

Kátia Abreu elogiou a iniciativa e afirmou que o Mapa está disposto a apoiar os prefeitos e a bancada paranaense a impulsionarem o projeto. A proposta, destacou, vai ao encontro da Aliança para Inovação Agropecuária, plano para alavancar a pesquisa e a inovação no campo por meio de novas fontes de financiamento.

“Esse projeto tem tudo a ver com nossas prioridades dentro do Mapa e nos interessa muito. Tem tudo para dar certo, porque a bancada está toda aqui em peso e temos o apoio dos prefeitos e da universidade”, ressaltou a ministra.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que a empresa já vem desenvolvendo projetos com a Universidade de São Paulo (USP) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Por isso, ele vê com entusiasmo a nova parceria com um instituto federal. “Queremos e podemos promover essa integração. Vamos pensar em uma unidade mista de pesquisa adaptativa e transferência de tecnologia”, observou Lopes.

A reunião também foi acompanhada pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e por outros parlamentares da bancada paranaense: Assis do Couto (PT-PR), João Arruda (PMDB-PR), Cristiane Yared (PTN-PR), Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Leandre Dal Ponte (PV-PR).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro