Iniciativa 2,4-D difunde interação entre campo e meio acadêmico no Sintag

01.09.2015 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Faria

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences, e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, participa do VII Sintag – Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação, de 14 a 16 de setembro, em Uberlândia. No estande de uma das empresas parceiras, o grupo compartilhará com os participantes do evento sua experiência em criar o máximo de interação entre o campo e o meio acadêmico.

“Em nossos treinamentos, levamos pesquisadores para um bate-papo com agricultores de diversas regiões do país, proporcionando um compartilhamento de informações mútuo. Além disso, disponibilizamos aos produtores materiais que traduzem os dados sobre tecnologia de aplicação em um passo a passo muito prático para garantir o uso responsável dos defensivos”, diz Ana Cristina Pinheiro, Coordenadora da Iniciativa 2,4-D.

Organizado pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia e a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, o Sintag contará com palestras, painéis tecnológicos, discussões e reuniões técnicas sobre o tema “Tecnologia de Aplicação: em Busca do Alvo”, em um contexto onde é fundamental tornar os avanços obtidos no desenvolvimento da tecnologia em práticas corriqueiras no campo.

De acordo com o professor doutor da Universidade do Norte do Paraná e parceiro da Iniciativa 2,4-D, Marco Antonio Gandolfo, no Brasil, 82% das aplicações são feitas de maneira incorreta. Um total de 36% das máquinas aplicam 16% a mais em média de agroquímico por ponta desgastada. “Isso representa um desperdício de quase 365 milhões de reais por ano”, explica.

“A participação da Iniciativa 2,4-D no Sintag reforça o seu comprometimento em disseminar informações que colaborem para transformar esse cenário, ajudando o agricultor a obter sucesso e segurança na aplicação dos defensivos”, afirma Ana Cristina. A observação das condições climáticas ideais (temperatura, umidade e velocidade do vento) e as diferentes configurações do equipamento de aplicação estão entre os assuntos que serão abordados.

Mais informações: www.sintag.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro