Estação Experimental auxilia agricultores a superar desafios em suas culturas
Mais um grupo de analistas bancários está concluindo o treinamento do projeto Capacita ABC, que tem como finalidade facilitar o acesso dos produtores rurais à linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo carbono (ABC). A capacitação, que se encerra nesta sexta-feira (29/5), em Porto Alegre (RS), reuniu 41 participantes de diversas instituições bancárias ligadas à Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
As atividades – realizadas na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) - foram coordenadas pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Gumercindo Fernandes, e também contaram com o acompanhamento do assessor técnico do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) da entidade, Rafael Diego Nascimento da Costa.
“Um dos diferenciais dessa turma foi a presença de representantes de outros Estados, como Mato Grosso e Minas Gerais. Notamos que, por ser a segunda turma, houve mais tempo para sensibilizar e isso aumentou o número participantes. Demanda existe e acreditamos que mais pessoas vão aderir às capacitações”, ressalta Costa.
Outro aspecto que chamou a atenção na turma foi a presença de coordenadores e gerentes (alguns agrônomos e economistas) que também atuam na análise de projetos da área. A programação do treinamento incluiu repasse de metodologia, informações sobre a linha de crédito e trabalhos em grupo para a análise de casos reais.
O Capacita ABC busca padronizar procedimentos entre analistas bancários e projetistas para facilitar o acesso dos produtores rurais à linha de crédito do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). Para cumprir com essa meta, o SENAR treinou 27 multiplicadores de 13 Estados, em março deste ano, e produziu a cartilha do curso. Além do SENAR e da ABDE, integram a iniciativa o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban/INFI).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura