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O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB) fechou duas novas turmas para participar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). As aulas teóricas do PRONATEC no SENAR serão realizadas na EEEFM Renato Ribeiro Coutinho, no município de Alhandra, e se iniciam nesta segunda-feira (29). As aulas práticas serão ministradas no sítio Tapuio.
Ao todo serão 30 alunos participantes do Curso de Fruticultor, que tem carga horária de 160 horas e duração de 40 dias. O curso se divide em sete módulos, onde serão trabalhados os temas empreendedorismo, produção de mudas, tratos culturais e cultivos de frutas específicas. “O curso terá duração de 40 dias úteis porque serão 4 horas diárias, todos os dias da semana, em turno oposto ao turno de aula do participante, pois todos são alunos do ensino médio da rede estadual”, explica Véra Figueirêdo, assessora de Planejamento e gestora de Programas Especiais do SENAR-PB.
O PRONATEC foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No caso específico do SENAR, os cursos do PRONATEC vêm, além de ampliar as oportunidades educacionais dos produtores e trabalhadores rurais, contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado para o meio rural, bem como dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população rural.
Para promover o PRONATEC, o MEC fez um Acordo de Gratuidade, que tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos de entidades de Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o SENAR, a contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas ao público alvo de cada entidade do sistema S.
Além disso, o programa também visa a construção, reforma e ampliação das escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e a melhoria da qualidade do ensino médio.
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