Seminário debate desafios e previsão de safra para cebola

29.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

No próximo mês, entre os dias 13 e 15 de maio, diversos atores envolvidos na cadeia produtiva de cebola estarão reunidos em Brasília, no Distrito Federal, para participar da 26ª edição do Seminário Nacional de Cebola (SENACE), que vai ocorrer simultaneamente ao 17º Seminário de Cebola do Mercosul.

Além de discutir os principais desafios da produção e comercialização de cebola, e fazer a previsão de safra e o escalonamento mensal da oferta do produto para 2014, o evento também vai propiciar aos produtores rurais, técnicos da assistência técnica e extensão rural e estudantes uma oportunidade de intercâmbio de experiências e de aperfeiçoamento técnico-científico.

“O evento promove a integração de toda a cadeia produtiva. Para os agricultores e comerciantes, é um momento para adquirir conhecimento sobre as inovações para o setor. Para os pesquisadores e acadêmicos, é uma oportunidade de identificar demandas para projetos de pesquisa para que, assim, sejam gerados novos produtos e tecnologias para melhoria do sistema produtivo”, analisa o engenheiro agrônomo Valter Oliveira, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cebola da Embrapa Hortaliças.

Na programação do evento, além de visitas técnicas às áreas produtoras de cebola e à exposição agropecuária AgroBrasília, estão previstos quatro painéis sobre: (1) organização da cadeia produtiva de cebola, que vai incentivar o associativismo e cooperativismo; (2) fitotecnia e fitossanidade, que vai abordar sistemas preservacionistas, estabelecimento de estande, e controle de plantas infestantes e podridão-branca; (3) qualidade na produção de cebola, que vai debater a produção integrada, sistemas de armazenamento, e tendências de mercado; e (4) panorama da produção e oferta de cebola dos Estados produtores para 2014, cuja proposta é consolidar o Quadro Nacional de Oferta de Cebola.

O seminário nacional ocorre anualmente em sistema de rodízio entre as principais regiões produtoras de cebola do Brasil. A realização no Distrito Federal e entorno, que cultiva cerca de dois mil ha/ano, vai permitir que agricultores de outros locais do país conheçam a alta tecnologia de produção aplicada no Centro-Oeste, que se vale de sementes de alto potencial produtivo, semeadura direta mecanizada, agricultura de precisão, irrigação por sistema de pivô central. A região atinge uma produtividade média de 70 t/ha frente 23 t/ha da média nacional.

Promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), o 26º Seminário Nacional de Cebola é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF); e pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro