ESPECIAL AGRISHOW: Jumil lança novas tecnologias e produtos na Agrishow 2014

28.04.2014 | 20:59 (UTC -3)

A Jumil lança na 21ª edição da Agrishow um novo sistema tecnológico para melhorar eficiências de plantadoras: o Easy Tech, além de apresentar novidades em colhedora de forragem e plantadora de milho.

O Sistema Easy Tech é um controlador desenvolvido pela Jumil originado por 2 restrições: áreas com dificuldade de acesso ao GPS e regiões com dificuldade de mão-de-obra qualificada.

Com estas duas premissas, este controlador atende a duas linhas de máquinas e incorpora as seguintes ferramentas: a) Plantadoras JM 3090. JM 7090 e Terra 8090

• Monitor de distribuição de sementes;

• A substituição de catracas, esticadores e correntes da transmissão de adubo e sementes (um dos itens mais trabalhosos das operações de plantio) por componentes elétrico-hidráulicos, com regulagens simples para fertilizantes e sementes sem necessidade de GPS;

• Controle de profundidade com molas pneumáticas dos carrinhos de sementes, diminuindo a vibração e as reações excessivas causadas pelas molas mecânicas comuns. O novo sistema melhora a uniformidade na distribuição de sementes e a homogeneidade na germinação, a partir da possibilidade de ajuste

de pressão adequada às condições do solo durante o trabalho.

“Ouvindo um pedido dos produtores, eliminamos engrenagens para diminuir ainda mais a manutenção dos equipamentos e oferecermos também no sistema Easy Tech a possibilidade de

trabalhar tanto com taxa fixa de adubos e sementes, como com taxa variável de ajuste manual”, completa Patrícia Morais, diretora de marketing e estratégia da Jumil.

b) JM Precisa 6000 Taxa Fixa

• Distribuidora de fertilizantes à taxa fixa, sem necessidade de rodas de transmissão, evitando patinamento e problemas nas operações em ré. Facilita a calibragem da máquina, com ajustes simples e intuitivos das quantidades a serem distribuídas, sem linkagem com GPS.

Entre as novidades da empresa para a feira está também a Colhedora de Forragem JMCF 3000, desenvolvida para colheita de silagem em lavouras de milho ou gramíneas. Com produtividade de colheita e picagem de até 40 toneladas/hora, a máquina foi desenvolvida para ser acoplada em colhedoras de grãos automotrizes de 180 cv. “No período de colheita de forragem, as colhedoras de grãos provavelmente estão paradas, não sendo necessária a aquisição de um novo motor para realizar o serviço. Pensamos em uma forma de otimizar os investimentos do produtor”, comenta Patrícia.

A colhedora pode trabalhar com a plataforma JM AT 270, que atua independente do espaçamento, com 2,70m de largura de corte, podendo colher até 5 linhas de milho de 50 cm.

Ou pode utilizar a JM C4 para gramíneas, com 4,00m largura de corte.

Por fim, na Agrishow é destaque entre os produtos da Jumil a Colhedora de Milho JM 370 G, única colhedora de milho de uma linha com tecnologia axial. Equipada com nova plataforma recolhedora adaptável aos diversos espaçamentos, seu sistema de roletes alimentadores conduzem o material até o espigador, que separa apenas as espigas. Sua trilhagem axial resulta num menor índice de quebra de grãos, aumentando o seu valor de mercado ou mesmo preservando o poder germinativo das sementes.

O novo equipamento alcança alta produtividade aumentando em 45% sua velocidade de colheita com relação aos modelos anteriores. Incorpora ainda graneleiro com capacidade de 730 litros, bica de descarga acionada por comando hidráulico e um sistema de acoplamento ao trator que pode ser adequado conforme o modelo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro