Semevinea realiza Dia de Campo sobre segurança e alta performance

Foram mostrados os resultados preliminares do diagnóstico fitossanitário, que está em andamento, com sementes da marca

25.10.2023 | 14:10 (UTC -3)
Kátya Desessards, edição Cultivar
Foto: SimiS Fotografia
Foto: SimiS Fotografia

A Semevinea reuniu, na sede da empresa Sementes com Vigor, em Muitos Capões (RS), um grupo de cerca de 40 multiplicadores para apresentar as novidades das pesquisas da empresa através do manejo com suas sementes de alta performance. Foram mostrados os resultados preliminares do diagnóstico fitossanitário, que está em andamento, com as sementes de Trigo Vencitore, Trigo Trópico, Trigo Dominare, e Trigo Chiaro. 

De acordo com a bióloga Maíra Gonçalves, CEO da Plant Colab, o grande diferencial da avaliação é que não está sendo realizada de forma empírica, apenas olhando para as amostras e dando uma nota. “Semanalmente viemos até o campo, coletamos material e levamos ao laboratório. Os materiais são trilhados no laboratório, utilizando equipamentos específicos”, explica. “Com esses dados é possível ter a definição real dos índices de resistência e suscetibilidade das cultivares”, complementa.

Já o fitopatologista e professor da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Ricardo Trezzi Casa, destaca que, em todas as avaliações realizadas, o que mais chamou a atenção nas sementes germinadas foi a sanidade foliar. Ele reforça que as análises ainda estão sendo realizadas com quatro cultivares, cada uma delas em três lotes com diferentes manejos. 

Como parte da programação, o economista Élcio Amarildo Bento falou sobre tendências do mercado e as variáveis à precificação dos produtos. Além disso, apresentou uma análise do momento atual no Brasil e no Mundo.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro