Segundo dia do Frutal Cone Sul terá programação diversificada

05.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Além da programação técnica, de cursos, palestras, painéis e seminários setoriais, o segundo dia do Frutal Cone Sul, em Bento Gonçalves/RS, reserva muitas informações para os interessados em qualificar a produção e realizar grandes negócios.

A partir das 10 horas desta sexta-feira (06/11), acontece a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura, no auditório da Câmara de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves, no Parque da Fenavinho. Antes, os participantes vão ser recebidos para um café da manhã na sede da Embrapa Uva e Vinho.

Representantes dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, da Embrapa, CNA, Conab e outras instituições estarão reunidos para debater a renegociação de endividamento dos exportadores de frutas, a situação da Instrução Normativa 54. O presidente da Câmara, Moacyr Saraiva Fernandes, abordará as negociações com a União Européia para ampliar a exportação de frutas e derivados. Na oportunidade, também será apresentado o certificado de Fruta Sustentável, criado pelo Instituto Brasileiro da Fruta (Ibraf). O presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura, deputado Afonso Hamm, participará da reunião como um dos convidados oficiais.

A partir das 14 horas, os produtores interessados em ampliar a comercialização da produção participam das Rodadas de Negócios, organizadas pelo Sebrae/RS. Cerca de 15 compradores estarão à disposição de vendedores para realizar negócios. A expectativa é reunir mais de 50 produtores e empresas que ofertam produtos e sub-produtos das cadeias de frutas, flores e agroindústria. O encontro é um dos grandes diferenciais do Frutal Cone Sul.

O Frutal Cone Sul acontece até sábado, dia 07 de novembro, em Bento Gonçalves. O evento é uma realização do Instituto Frutal, Prefeitura de Bento Gonçalves, Frente Parlamentar da Fruticultura do Congresso Nacional e Governo do Rio Grande do Sul e conta com a parceria de mais de 30 instituições de ensino, pesquisa, extensão e representativas do setor.

Mini-cursos - A Ceasa está presente no Frutal Cone Sul com o programa “Coma Bem”. A nutricionista Ana Bumbel e a cozinheira Maria Gorete estão orientando o público da feira e participantes das palestras sobre como aproveitar integralmente os alimentos, tendo em vista a segurança alimentar. Diariamente elas promovem quatro mini-cursos (9h30, 14h, 15h30 e 17h), que ensinam a aproveitar cascas, talos e folhas de frutas e hortaliças em deliciosas receitas, como pastéis assados de talos e folhas, bolo de casca de manga e palitinhos de ervas. As inscrições para os mini-cursos são gratuitas e podem ser feitas no local, 30 minutos antes de cada curso.

Outro mini-curso oferecido aos participantes do Frutal Cone Sul é o de Degustação de Vinhos. O curso acontece das 18h às 20h, na sexta-feira e sábado, na sala de degustação. Os interessados devem se inscrever antecipadamente no estande do Ibravin, pois as vagas são limitadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Frutal Cone Sul -

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025