ABS Pecplan apresenta nova contratação na bateria Tabapuã
O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) vai entregar ao ministro Reinhold Stephanes carta de apoio à não-implantação dos novos códigos de produtividade como critério de desapropriação de terras para reforma agrária.
A decisão foi anunciada sexta-feira (28/08), durante reunião do conselho em Goiânia (GO).
De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, “os secretários vão dizer ao ministro da Agricultura que não condenam a adoção de um programa de reforma agrária no país, mas estão surpresos com a incongruência das propostas diante da conjuntura nacional e o simplismo dos critérios adotados”. A eficiência de uma propriedade, acrescenta Gilman Viana, não pode ser medida pelos índices de produtividade, e outros critérios devem ser levados em consideração.”
O secretário de Minas ainda observa que “ocorre em todo o mundo uma forte desaceleração dos processos produtivos, não só do agronegócio como de diversos outros setores”. Por isso, ele enfatiza, “a proposta do governo federal vai contra as alternativas usadas para conviver com a crise. Uma das alternativas adotadas atualmente é a redução de escalas de produção, uma consequência do desaquecimento dos mercados mundiais”.
Na reunião desta sexta-feira, que contou com a participação de vinte Estados, foi eleita presidente do Conseagri, para um mandato de dois anos, a secretária do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
Ivani Cunha
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(31) 3215-6568 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura