Secretaria da Agricultura de SC anuncia benefícios para Escolas Agrícolas estaduais e particulares

05.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai apoiar as escolas agrícolas públicas e particulares de Santa Catarina com a cessão de equipamentos agrícolas e a distribuição de calcários e sementes de milho do Programa Terra Boa. A decisão foi anunciada pelo secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, nesta segunda-feira (5), em reunião com os diretores e representantes das Escolas Agrícolas estaduais e particulares de Santa Catarina para tratar das demandas das unidades de ensino.

Na oportunidade, o secretário João Rodrigues anunciou a liberação, via termo de cessão de uso, de um equipamento agrícola para cada Escola. Além disso, para minimizar os custos com a aquisição de insumos agrícolas, que custam R$ 50 mil a cada Centro de Educação, a Secretaria da Agricultura construiu uma proposta para que as Escolas Agrícolas, por meio das Cooperativas de Alunos, sejam incluídas no Programa Terra Boa para aquisição de calcário e sementes de milho. “Queremos incentivar a permanência do jovem no campo e a qualificação dos técnicos agrícolas, para isso vamos incluir as Escolas Agrícolas estaduais e particulares no Programa Terra Boa, com um limite de até 100 sacas de milho por estabelecimento”, explica João Rodrigues. A proposta será apresentada ao Conselho de Desenvolvimento Rural nesta terça- feira (6) e caso seja aprovada as Escolas já estarão aptas a participar do Programa ainda este ano.

O secretário afirma que é um momento de aproximação entre Escolas Agrícolas e Secretaria da Agricultura em prol dos jovens rurais. João Rodrigues autorizou ainda a criação de um termo de cooperação entre as Escolas e a Secretaria para que os alunos possam cumprir o estágio curricular não remunerado nos escritórios municipais da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Cada Escola Agrícola de Santa Catarina possui em média 230 alunos internos em processo de formação para técnico agrícola.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Técnicos Agríolas de Santa Catarina; do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste; do Centro de Educação Profissional Caetano da Costa de São José do Cerrito; do Centro de Educação Profissional Água Doce; do Centro de Educação Profissional Campo Erê; do Centro de Educação Profissional Vidal Ramos de Canoinhas; do Colégio Agrícola La Salle de Xanxerê.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro