Tecnologia de monitoramento via satélite do canavial será expandida a 30 mil hectares na região de Bebedouro (SP)

02.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação

Para auxiliar o produtor de cana-de-açúcar a mapear e gerenciar o seu canavial, a BASF e a Canaoeste firmaram, nesta sexta-feira (2), na sede da associação em Sertãozinho (SP), uma parceria que fornecerá acesso ao serviço Harpia a mais de 200 produtores associados da Canaoeste. A tecnologia da BASF permite quantificar as áreas dos canaviais com falhas e baixo índice de biomassa, além de melhorar o gerenciamento do uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e de mão-de-obra. A primeira etapa da ação prevê o monitoramento de 30 mil hectares em 20 municípios da região de Bebedouro (SP).

“Um dos compromissos da BASF é buscar soluções de forma assertiva para recuperar os canaviais e aumentar a produtividade e qualidade da lavoura. O acordo com a Canaoeste reforça essa visão”, afirma Marcelo Ismael, diretor de Negócios Especialidades da BASF para o Brasil. O Harpia é um sistema que captura imagens via satélite convertendo-as em um mapa georreferenciado que permite um monitoramento mais eficiente dos canaviais. Uma de suas principais vantagens está no fato de oferecer informações de toda a área analisada, de forma ampla e completa.

A Associação de Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste) é a primeira associação a receber a tecnologia Harpia. Até então, o serviço era oferecido apenas para grandes usinas. Para o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, o setor necessita de novas tecnologias que aumentem a produtividade das lavouras. “O Harpia vai contribuir com isso”, destaca. Ainda segundo Ortolan, o serviço contempla os pilares ambiental, econômico e social da sustentabilidade. “O produtor passará a aplicar produtos apenas nas áreas em que realmente há necessidade, otimizando os custos de produção e melhorando sua renda. Assim, poderá gerir o seu negócio com inteligência e criatividade”, destaca o executivo.

Harpia

A tecnologia Harpia caracteriza-se por ser um serviço específico para atender demandas recorrentes sobre mensuração do desenvolvimento da biomassa ou de identificação de possíveis ocorrências de pragas e outros danos nas lavouras de cana-de-açúcar, através de imagens de satélite.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro