Embrapa Mandioca e Fruticultura mostra tecnologias para agricultura familiar em evento

02.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

De 2 a 4 de agosto, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa da 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural do Brasil – Agrifam, em Lençóis Paulista (SP). É a segunda vez que a Unidade participa do estande corporativo da Embrapa neste evento.

Para o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Alberto Vilarinhos, o evento é “uma oportunidade impar de apresentar as tecnologias geradas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura a um dos públicos mais importantes, senão o mais importante da agropecuária brasileira, que é o agricultor familiar”. As tecnologias em exposição são adequadas aos agricultores familiares, podendo ser utilizadas em praticamente qualquer região do país.

- Micropropagação (propagação vegetativa in vitro): viabiliza a clonagem de várias espécies, permitindo a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células, órgãos ou pequenos fragmentos de uma planta matriz. É um procedimento de importância prática e potencial na agricultura, com especial enfoque na produção em larga escala de plantas praticamente isentas de doenças.

- Mandioca na alimentação animal: cascas, ramas e folhas de mandioca têm uso alternativo como fonte alimentar de animais na forma de raspa, feno e silagem.

- Produtos processados de mandioca: a industrialização das raízes de mandioca é uma boa alternativa para se agregar valor e diminuir as perdas pós-colheita. A mandioca pode ser usada como ingrediente ou aditivo na fabricação de embutidos, leite em pó, chocolates, balas, bolachas, pães e sopas.

- Mandioca com alto teor de betacaroteno: as variedades ‘BRS Jari’, ‘BRS Dourada’ e ‘BRS Gema de Ovo’ foram geradas pelo Projeto de Melhoramento de Mandioca para Biofortificação, que tem como meta alcançar altos teores de betacaroteno nas raízes, baixos teores de ácido cianídrico e com qualidade para consumo fresco no Nordeste. São uma excelente alternativa para minimizar o déficit de vitamina A.

Beiju colorido – os beijus (ou tapiocas) são produzidos a partir da fécula (goma ou polvilho) da mandioca. Tradicionalmente brancos, ganham novas cores, cheiros, sabores e nutrientes quando a água utilizada em sua fabricação é substituída por polpa de frutas ou extrato de hortaliças.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro