Seagro discute políticas públicas com agricultoras familiares em encontro

28.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

As políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar foram discutidas na manhã desta quinta-feira (28), durante o “III Encontro Estadual das Agricultoras Familiares”, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas. Participam do encontro cerca de 300 mulheres, entre quilombolas, pescadoras, indígenas, extrativistas, agricultoras, artesãs e beneficiárias do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário de 50 municípios tocantinenses.

O secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, ressaltou o objetivo do encontro, que é proporcionar um espaço de discussão e reflexão sobre o desenvolvimento da agricultura familiar. “Falar da importância do setor para o Estado é chover no molhado. Atualmente são mais de 45 mil famílias e o setor está sendo bem representado no governo Siqueira Campos, que sabendo da importância criou já no primeiro dia, a superintendência dos Assentamentos e Agricultura Familiar”, lembrou.

Dentre as ações do Governo, por meio da Seagro, Padua destacou o fortalecimento do Cedrus - Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável, assinatura de convênio com o Incra, de R$ 40 milhões para a recuperação de estradas de acesso a assentamentos e pequenas propriedades, orientação para renegociação de dívidas dos beneficiários do Pronaf – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar. “O Governo lançará em breve o projeto de plantio de seringueira, exploração de plantas nativas através do programa de sociobiodiversidade, entre outros, porque acreditamos que toda propriedade deve ter no mínimo, três atividades para que o produtor tenha renda durante todo o ano”, argumentou.

Seguindo a programação do encontro, o chefe de Seção de Administração das Informações dos Segurados do INSS, Arnaldo Francelino de Moura, ministrou palestra sobre Seguro Social. O papel da mulher na luta contra as drogas foi o tema discutido pelo Primeiro Tenente da Polícia Militar, Fernando Gomes Oliveira. Encerrando as atividades no período matutino, Primeiros Socorros e Incêndios Florestais, com o Tenente da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, Diógenes Madeira de Oliveira. A programação continua a partir das 14h.

Nesta quinta-feira, durante toda a programação, o Incra, em parceria com a SSP - Secretaria de Segurança Pública do Estado, estará disponibilizando a expedição de identidade e CPF, como ação do programa de Documentação da Trabalhadora Rural.

O evento teve início na última terça-feira, 26, e se encerra às 17h30, desta quinta-feira, 28. O encontro é uma realização do o Governo do Estado, por meio da Seagro, em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025