Safra recorde eleva expectativa da Abrapa para o 12º CBA

O 12º CBA será realizado de 27 a 29 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de Goiânia/GO

23.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) reuniu representantes da cadeia produtiva da fibra, em São Paulo, no lançamento do 12º Congresso Brasileiro do Algodão (12º CBA). Foram três dias de atividades, de 21 a 23 últimos, divididos entre jornadas de reuniões individuais com possíveis patrocinadores e um coquetel de lançamento para 60 pessoas, no qual a associação apresentou os números da edição anterior do congresso. O 12º CBA será realizado de 27 a 29 de agosto de 2019, no Centro de Convenções de Goiânia/GO.

A iminência de uma safra recorde, estimada em 2,26 milhões de toneladas de pluma elevou a projeção da Abrapa para o congresso. De acordo com o presidente do 12º CBA, Milton Garbugio, a meta dos organizadores é reunir 1,5 mil congressistas em 2019, contra 1,4 mil participantes em 2017. “Essa é uma projeção bem conservadora, pois o algodão brasileiro está experimentando uma fase muito auspiciosa, depois de alguns anos de retração de área e queda de produção. O clima foi favorável; as pragas, que num passado recente comprometeram a produtividade, estão sob controle e acabamos de subir mais um degrau no ranking dos maiores exportadores mundiais, ficando, já na safra em curso, em terceiro lugar. Acreditamos que todos esses fatores animarão patrocinadores e público a participar”, afirmou Garbugio.

Como nas edições anteriores, o evento contará com uma vasta programação de plenárias, minicursos e mesas-redondas, abordando as mais importantes questões do setor. “Apesar da similaridade na forma, cada CBA é único, pela sua capacidade de evoluir no tempo, sempre em dia com as mudanças tecnológicas que estão acontecendo no agro”, argumenta Arlindo Moura, que presidiu o congresso em 2017. Naquela ocasião, a Abrapa contabilizou 25 patrocinadores e expositores, 94 palestrantes, entre nacionais e internacionais, e 190 trabalhos científicos inscritos. Moura enfatiza que o CBA é o maior acontecimento da cotonicultura brasileira, sendo oportunidade de adquirir informação, fazer relacionamentos e prospectar negócios. “Mas uma das mais importantes funções do congresso é ajudar o produtor na decisão de compras de tecnologias, dentre as inúmeras ofertas de um mercado cada vez mais aquecido”, conclui. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro