Temas da agricultura são debatidos entre Aprosoja e USDA

Analistas da maior instituição norte-americana de agricultura estiveram em Mato Grosso nesta semana

22.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Dois analistas do USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estiveram nesta terça-feira (21) na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em Cuiabá. A visita institucional teve como principal foco debater e entender os mercados de ambos os países. 

Entre os temas, os norte-americanos perguntaram questões mercadológicas e também quiseram entender a logística de escoamento dos grãos do Estado. “Eles questionaram como é formado o mercado, a conversão de pastagens em lavouras, quais são os principais temas que nos preocupam, nossos desafios, quais são os impactos maiores na hora do plantio e também na hora da venda e quiseram saber questões técnicas no que diz respeito às safras de soja e milho de Mato Grosso”, explica o diretor administrativo da Aprosoja, Lucas Costa Beber. 
 
Além de Beber, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, e os gerentes de Política Agrícola e Logística, Thiago Rocha, e Defesa Agrícola, Daniel Pasculli, estiveram na reunião. De acordo com Galvan, outros temas mais atuais e que têm preocupado os produtores rurais foram debatidos. “A suspensão do uso do glifosato e o que isto significa já nesta safra de soja foram falados, bem como a questão do tabelamento do frete e o quanto essa decisão nos prejudicará”, afirma Galvan. 
 
Por parte da associação, o tratamento fitossanitário utilizado nos Estados Unidos e os reflexos da briga comercial entre a China e o país foram questionados. “Sabemos que por questões climáticas, a fitossanidade do país é bastante diferente da nossa e quisemos saber o que eles utilizam nas lavouras. Sobre a questão com a China, o que nos disseram é que eles tentarão absorver mais o mercado europeu”, completou o diretor administrativo da Aprosoja. 
 
USDA – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos é um órgão público e o mais importante da agricultura norte-americana. Estiveram presentes nesta reunião com a Aprosoja a economista especializada em agricultura, Yoonhee Macke; e o conselheiro agrícola, Oliver Flake. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024