Embrapa Agrossilvipastoril recebe sementes de plantas daninhas com suspeita de resistência

Pesquisadores irão testar as amostras em casas de vegetação e encaminharão o resultado

22.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Faria ​

Produtores de Mato Grosso que tiverem em suas lavouras plantas daninhas com suspeita de resistência a herbicidas podem enviar sementes para que sejam avaliadas pela Embrapa Agrossilvipastoril. Pesquisadores irão testar as amostras em casas de vegetação e encaminharão o resultado.

A ação faz parte de um projeto nacional da Embrapa em parceria com a Bayer que busca monitorar a resistência de plantas daninhas aos herbicidas nas lavouras brasileiras.

Para contribuir, é preciso que o produtor ou seu consultor coletem as sementes de uma planta em saco de papel, anotando o nome da espécie, o herbicida para qual acredita estar resistente e as informações de localização geográfica do ponto de coleta.

Podem ser coletadas mais plantas na mesma propriedade, entretanto, cada amostra deve ser armazenada e identificada separadamente.

“É importante enviar juntamente com as amostras o histórico da área nos últimos cinco anos, o nome da propriedade, o município, o nome do coletor e os dados de contato como telefone e e-mail”, orienta a pesquisadora Fernanda Ikeda

O pacote deve ser enviado pelos Correios, aos cuidados de Fernanda Ikeda, para o endereço:

Embrapa Agrossilvipastoril 

Rod. MT 222, km 2,5 - 

Cx. Postal 343 

CEP 78.550-970 

Sinop-MT

Após a avaliação, será encaminhado aos colaboradores da pesquisa o resultado dos testes feitos com a amostra enviada e o relatório final do estudo.

“É importante salientar que no resultado geral que será divulgado não será feita a identificação das propriedades com ocorrência de resistência de plantas daninhas”, destaca a pesquisadora Fernanda Ikeda.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024