Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
O Programa Rio Grande Jovem e as oportunidades de qualificação oferecidas pela Emater/RS-Ascar serão apresentados a jovens da região da Serra, no seminário que acontecerá nesta sexta-feira (11).
O evento ocorre no Centro Regional de Qualificação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp). O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, ocorre a partir das 8h30min.
Um dos destaques será a apresentação do Programa Rio Grande Jovem, pela diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo. A iniciativa busca fomentar a inserção social e econômica dos jovens rurais, como agentes fundamentais para determinar a continuidade da agricultura familiar. Como explica Águeda, a idéia é promover e apoiar o desenvolvimento de ações articuladas nas comunidades, mediante a participação do jovem rural na formulação e gestão de políticas públicas no âmbito do Rio Grande do Sul.
"Hoje nós estamos com um trabalho bastante acentuado em relação ao jovem rural. Governo e Emater têm políticas públicas específicas para este segmento, visando a geração de renda, garantia de emprego, o fortalecimento da agricultura familiar e a melhoria da vida no campo. É isso que nós vamos debater nesse encontro e, portanto, é fundamental a participação dos jovens", disse.
Após a apresentação do Programa haverá palestra sobre os desafios do empreendedor e, à tarde, a partir das 13h30min, os jovens irão conferir as oficinas nas unidades didáticas do Cetanp, nas áreas de fruticultura, bovinos de leite, plantas medicinais, embutidos e mecanização, que são alguns dos cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento. Também irão conhecer a infraestrutura do Cetanp, que disponibiliza hospedagem e alimentação aos alunos.
Em 14 anos, o Cetanp já capacitou 10.882 alunos, de 345 municípios gaúchos. Deste total, 16,5% são jovens.
Rejane Paludo
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Caxias do Sul
(54) 3223-5633 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura