Mapa orienta sobre bem-estar animal
No ato de entrega de 28 veículos às operações da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) nesta terça-feira (26/01), em frente ao Palácio Piratini, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, enfatizou a meta da sua gestão de manter a qualidade dos serviços públicos.
"O motor do Rio Grande do Sul é o agronegócio. Não se fala em agronegócio sem pesquisa, ciência e tecnologia ligada ao campo", afirmou Yeda, ao entregar chaves dos novos veículos a cada um dos diretores das 23 unidades da Fepagro.
O investimento é de R$ 1,8 milhão em parceria entre o governo do Estado e a União. Ao todo, o convênio com o governo federal é de R$ 12 milhões em três anos. Conforme a governadora, atualizar equipamentos é algo permanente. "Eles são necessários para a pesquisa ter a mesma qualidade que sempre teve, para melhor. Isso requer gente e ferramenta de trabalho. O carro é ferramenta de trabalho essencial para a Fepagro desenvolver seu trabalho no interior", afirmou. Conforme o secretário da Ciência e Tecnologia, algumas unidades da Fundação receberão mais de um veículo.
Segundo o presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuck, o convênio tem outros ganhos: reforma na sede da Fundação, tratores, semeadeiras, laboratórios, infraestrutura de laboratório e sistema de informatização, entre outros itens. Junto aos técnicos da Fepagro, Yeda falou da importância da Fepagro no desenvolvimento do Estado. "No Rio Grande do Sul, a pesquisa na área agropecuária sempre foi matriz no Brasil", disse. Depois, acrescentou: "Temos que ter o ato simbólico da entrega da ferramenta para a Fepagro se revitalizar em todos os sentidos. É um desejo que tive".
A parceria entre o Estado e a União no ato de hoje envolve o Plano de Gestão Estratégica da Fepagro, dentro Programa de Apoio À Ampliação, Revitalização e Modernização da Infraestrutura Física das Organizações Estaduais de Pesquisa Agrocupecuária. "Parceiros e doadores tradicionais, fundos federais, privados e internacionais estão colocando dinheiro em nós. Somos considerados como instituição de representatividade, capacidade e habilidade. A pesquisa permite que o Estado seja competitivo e sustentável", resumiu Bacaltchuk.
Unidades contempladas
Município - Quantidade
Caxias do Sul - 1 veículo
Eldorado do Sul - 2 veículos
Encruzilhada do Sul - 1 veículo
Júlio de Castilhos - 1 veículo
Maquiné - 1 veículo
Porto Alegre - 9 veículos
Rio Grande - 1 veículo
São Borja - 1 veículo
São Gabriel - 1 veículo
Santa Maria - 1 veículo
Santa Rosa - 1 veículo
Taquari - 1 veículo
Terra de Areia - 1 veículo
Tupaciretã - 1 veículo
Ulha Negra - 1 veículo
Uruguaiana - 1 veículo
Vacaria - 2 veículos
Veranópolis - 1 veículo
Fonte: Governo do RS -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura