Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
No Rio Grande do Sul, a ocorrência de altas temperaturas e o bom volume das precipitações favoreceram o rebrote das pastagens nativas e o desenvolvimento das pastagens cultivadas de inverno, em final de ciclo, informa a Emater-RS/Ascar.
Segundo a instituição, houve maior disponibilidade de alimento aos rebanhos, além de facilitar o preparo do solo e a semeadura de algumas pastagens anuais de verão.
As condições climáticas continuam favorecendo o manejo e aumentam a oferta de alimentos para os rebanhos. No entanto, apesar das boas condições sanitárias do rebanho, o estado nutricional dos animais, em algumas regiões do Estado, principalmente na Fronteira Oeste, é ruim, devido às precárias condições das pastagens naturais. Com a proximidade do período de parição, o deficiente estado nutricional das matrizes preocupa os pecuaristas daquela região.
O clima também tem permitido um aumento na produção de leite nos principais municípios produtores do Estado, onde há maior disponibilidade de pastagens cultivadas. Este é um dos principais fatores para a ocorrência do pico da produção leiteira nos meses de setembro e outubro no Estado
Adriane Bertoglio Rodrigues
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
51-2125-3104 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura