Rizoderma é o novo fungicida microbiológico da Rizobacter

Produto promete acelerar o tratamento contra doenças no solo e na semente, em diversas culturas, como soja, trigo, arroz e milho

03.03.2022 | 13:48 (UTC -3)
Lara Catunda

A Rizobacter, multinacional líder em microbiologia agrícola, apresenta solução inovadora e sustentável para a agricultura brasileira, o Rizoderma TSI -- fungicida microbiológico composto por fungo, ainda inédito no mercado brasileiro, o Trichoderma afroharzianum, traz uma nova ferramenta para o combate das doenças do solo e da semente, em culturas como soja, trigo, arroz, milho, entre outras.

O Rizoderma, considerado a 3ª geração de produtos biológicos, levou 10 anos para ser desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento global da Rizobacter, na Argentina. Sua formulação fluída garante uma maior aplicabilidade no tratamento de sementes de uma forma geral, além disso, permite que as células fúngicas sejam mais estáveis e com maior, o que significa maior proteção no campo. Desta maneira, atua mais rápido colonizando a raiz da planta, que terá a produção de metabolitos secundários, entre eles os antibióticos, que vão inibir ou matar outros fungos, além de produzir fito hormônios, que são responsáveis pelo crescimento e metabolismo vegetal.

“De maneira didática, o Rizoderma consegue fazer com que a planta cresça mais rápido, de forma protegida e produzindo na raiz mais ácidos orgânicos. Esses, por sua vez, disponibilizam nutrientes que são absorvidos do solo”, destaca Lucas Lopes, gerente de produto da linha de Controle Biológico e Tratamento de Sementes e Grãos da Rizobacter.

Sendo um fungicida microbiológico, a inovação da Rizobacter combina múltiplos mecanismos de ação que naturalmente previnem e retardam as possibilidades de desenvolvimento e ataque de patógenos. As biomoléculas produzidas são absorvidas e ativam os mecanismos fisiológicos e bioquímicos de defesa na planta e, assim, dão maior tempo de proteção durante todas as fases de crescimento da cultura. Outro diferencial do Rizoderma é o fungo já estar ativo dentro da embalagem. Uma vez aplicado, já entra em ação e consegue uma maior eficiência e melhores resultados.

"É uma grande conquista para a Rizobacter trazer o Rizoderma ao Brasil. A empresa já é líder no tratamento industrial de sementes de soja no país, com mais de 5 milhões de hectares cobertos por nossos inoculantes e, agora, passa a ter mais uma ferramenta fundamental, para um programa de nutrição e proteção, com a nova solução. Acreditamos que, hoje, seja o produto mais completo, sustentável e tecnológico do mercado", diz Lopes.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024