Plataforma digital da Bayer chega a 22 milhões de hectares mapeados no Brasil

País segue como o segundo maior mercado da Climate FieldView, atrás apenas dos Estados Unidos

02.03.2022 | 16:44 (UTC -3)
Amanda Silva
País segue como o segundo maior mercado da Climate FieldView, atrás apenas dos Estados Unidos. - Foto: Divulgação
País segue como o segundo maior mercado da Climate FieldView, atrás apenas dos Estados Unidos. - Foto: Divulgação

A Climate FieldView, plataforma de agricultura digital da Bayer, registrou um alcance recorde nas lavouras brasileiras no último ano e tem se tornado uma aliada cada vez mais relevante para os agricultores. Entre 2020 e 2021, o uso da ferramenta no país saltou de 12,8 milhões de hectares monitorados para 22 milhões, um incremento de 72%.

A área equivale a mais da metade dos hectares de soja plantada no Brasil, principal produtor mundial do grão. Globalmente, o monitoramento da plataforma teve uma alta de 20% em relação a 2020, saindo de 60 milhões de hectares para 72 milhões.

Este crescimento mantém a Climate FieldView como plataforma líder de agricultura digital e comprova a disposição dos agricultores, em especial dos brasileiros, de adotar soluções inovadoras no campo, segundo Abdalah Novaes, líder de negócios da Bayer para a América Latina. “O FieldView tem se mostrado uma ferramenta essencial para a tomada de decisão dos produtores rurais e é capaz de se adequar às necessidades de cada um deles. Por este motivo, o ritmo de crescimento da nossa plataforma, especialmente no Brasil, segue acelerado”, afirma.

Lançada no país na safra 2017/2018, a plataforma já ajudou produtores rurais brasileiros a economizar na aplicação de adubos e defensivos, otimizar o uso de recursos naturais e a tomar decisões mais assertivas para diferentes lavouras, desde soja, milho e algodão, até outras culturas como café, cana-de-açúcar e hortaliças. Hoje, agricultores de mais de 20 países dispõem das funcionalidades e benefícios do FieldView.

“A transformação digital está modificando a forma do produtor rural de enxergar sua propriedade, ajudando-o a extrair o máximo potencial das soluções que ele já utiliza, como biotecnologias e insumos, permitindo que ele gerencie as operações com mais eficiência. O FieldView, por exemplo, tem capacidade exclusiva e única de capturar dados mais importantes de uma produção, algo que, no final, possibilita ao agricultor a enxergar valor na tecnologia que contratou”, pontua Novaes.

O crescimento da Climate FieldView no Brasil coincide com um momento em que fatores como adversidades climáticas e alta de custos atrelados à produção agrícola exigem uma maior eficiência nas tomadas de decisão. Diante deste cenário, o FieldView tem possibilitado ao produtor rural extrair o maior retorno possível de cada investimento realizado.

“Com o FieldView os agricultores podem integrar seus dados em um único lugar, gerenciar suas operações com mais eficiência e maximizar sua produtividade e lucratividade, de maneira muito mais sustentável. A ferramenta ainda permite que o produtor monitore cada metro quadrado de sua propriedade. Desta forma, as aplicações de sementes, fertilizantes e defensivos são realizadas com uma distribuição mais eficiente”, finaliza o executivo.

Parceria com mais de 10 startups

Fundada em 2006, a Climate FieldView nasceu como uma startup com atuação na área de meteorologia e que, com o tempo, mudou seu modelo de negócios e se tornou uma agtech de agricultura digital. A companhia alcançou valoração de US$ 1 bilhão em 2013, se tornando o primeiro unicórnio do agro, e cresceu baseada não somente na parceria com agricultores, mas também com outras startups. Desde então, vem firmando conexões de peso para identificar dores de produtores e levar soluções até eles. Hoje, somente no Brasil, já são mais de dez empresas parceiras com soluções integradas à plataforma e a lista deve crescer a partir de 2022.

Juntas, a Climate FieldView e todas as startups que hoje fazem parte de seu portfólio de parceiros, buscam cocriar e integrar soluções ágeis que tornem a produção mais inteligente e sustentável. “Isso está alinhado com a estratégia da Bayer de inovação aberta que inclui firmar um relacionamento startups, hubs de inovação, universidades e outras entidades, incluindo o meio científico”, conta Guilherme Belardo, responsável pelas integrações da Climate FieldView.

A fim de acelerar e facilitar ainda mais esse processo de integração entre plataformas, recentemente o FieldView anunciou uma parceria com a Leaf Agriculture, empresa de infraestrutura de dados. Com esta iniciativa, tem sido possível ampliar ainda mais o leque de startups conectadas, proporcionando ao produtor rural uma experiência digital mais eficiente, com mais agilidade e escala no momento de integrar soluções.

As empresas conectadas ao FieldView possuem serviços e produtos diversos, como mapas e fotos de drones, softwares de gestão de custos e de monitoramento de pragas, pulverização aérea, entre outros. Segundo Belardo, a meta é seguir aumentando o diálogo com startups e expandir estas integrações com outras startups do Brasil e do mundo. “É cada vez mais difícil inovar sozinho hoje em dia. A inovação é um processo colaborativo e por isso temos fomentado e atuado por meio do modelo de inovação aberta firmando parcerias em busca de soluções inovadoras para desafios e problemas enfrentados pelo setor”, pontua Belardo.

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