FMC leva peça teatral gratuita “Plantando o 7” para comunidade de Santa Vitória/MG
A propriedade dos produtores integrados Eliseu e Márcio Bierhals, em Canguçu Velho, interior do município de Canguçu/RS, sediou na manhã desta terça-feira (19), o lançamento do Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa, liderada pela Souza Cruz desde 1984, tem a expectativa de alcançar uma produção de 145 mil toneladas de grãos, com o envolvimento de 26 mil produtores, em uma área plantada de 36 mil hectares.
Realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa) e do Mapa, o programa incentiva o plantio de grãos após a colheita do tabaco como forma de diversificar a propriedade, aumentar a renda do produtor e contribuir para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
A solenidade de lançamento, marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica para execução do programa no Estado, reuniu mais de 200 convidados. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o superintendente do Ministério de Agricultura e Abastecimento, Francisco Signor, o presidente da Fetag, Elton Weber, o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, além do prefeito de Canguçu, Gerson Nunes, e do deputado federal, Sérgio Ivan Moraes (PTB).
Em seu pronunciamento, o diretor de Tabaco da Souza Cruz, Dimar Frozza, destacou a visão da empresa, que há 110 anos busca pautar suas atividades em dois princípios. “O desenvolvimento de parcerias e o incremento da sustentabilidade na atividade rural são verdadeiros valores do nosso negócio”, destacou. Com mais de 30 mil produtores integrados na Região Sul do Brasil, a Souza Cruz incentiva o plantio da safrinha há 28 anos como alternativa para a diversificação da propriedade, ampliação da oferta de grãos e a maximização da renda do produtor integrado. “Desta forma, potencializamos a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo, contribuindo para uma maior produção de alimentos e contando também com o tabaco como uma alternativa sustentável de diversificação agrícola”, frisou.
– O evento de lançamento do Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco em Canguçu/RS foi o segundo dos três previstos para a Região Sul. Na próxima sexta-feira (23), o lançamento ocorre em São Miguel do Oeste/SC. O primeiro lançamento ocorreu em Piên/PR, dia 15. Nos três estados, o programa tem a expectativa de produzir de 383 mil toneladas de grãos, com o envolvimento de 71,5 mil produtores, em uma área plantada de 105 mil hectares.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura