Milho: novos sistemas e busca por maiores produtividades aumentam severidade das doenças
O Relatório de Estabilidade Financeira relativo ao primeiro semestre do ano, divulgado no dia 30 de outubro pelo Banco Central, diz que, passada a crise financeira, com a deterioração do crédito, o nível de capital das instituições financeiras “continua confortável”.
Publicado a cada seis meses, o relatório ressalta que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) já sinaliza o início de novo ciclo de expansão do crédito, principalmente por causa dos sólidos fundamentos macroeconômicos, das amplas reservas internacionais e da forte demanda nacional.
A publicação destaca que a crise financeira internacional afetou de modo particular a distribuição da liquidez do SFN em 2008, com concentração nos bancos de maior porte e redução das condições de empréstimo em um grupo de instituições bancárias de médio e pequeno portes.
O relatório diz que a situação foi normalizada a partir de medidas prontamente adotadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central, como a instituição dos depósitos a prazo com garantia especial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O relatório afirma que os testes de estresse feitos pelo BC demonstraram que o sistema bancário detém nível adequado de capital, mantendo o Índice de Basileia acima do mínimo regulamentar de 11%, “mesmo no mais severo cenário analisado, de baixa probabilidade de ocorrência”.
Esse índice recomenda que o banco disponha de pelo menos R$ 11 em caixa para cada R$ 100 emprestados e, segundo o levantamento, os atuais níveis de liquidez do sistema mostram-se suficientes para honrar regularmente as obrigações.
O lucro das instituições manteve-se em nível próximo ao do semestre anterior, porém com qualidade superior. Diferentemente do último semestre de 2008, quando grande parte do lucro foi formado por resultados não operacionais e pela ativação de créditos tributários, no primeiro semestre deste ano o resultado é quase todo de natureza operacional.
Fonte: Agência Brasil
Divulgação: Massey Ferguson
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura