Recém-lançado, inseticida para manejo do tomate supera expectativa de comercialização no País

Tecnologia da Sipcam Nichino mostra resultado acima do padrão ante praga mais complexa do tomateiro

16.02.2022 | 13:58 (UTC -3)
Fernanda Campos
Tecnologia exclusiva da Sipcam Nichino mostra resultado acima do padrão ante praga mais complexa do tomateiro. - Foto: Divulgação
Tecnologia exclusiva da Sipcam Nichino mostra resultado acima do padrão ante praga mais complexa do tomateiro. - Foto: Divulgação

Lançado no mês de novembro último, o inseticida Ohkami, da Sipcam Nichino Brasil, superou a expectativa inicial de comercialização prevista pela empresa, que se prepara para atender ao tomaticultor frente à demanda projetada para o produto ao longo de 2022. Segundo a companhia, Ohkami entrou no mercado atrelado a dados relevantes observados a campo no controle da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Trata-se, de acordo com especialistas, da praga potencialmente mais danosa à produção de tomate.

“Essa praga ocorre o ano todo, porém nos períodos de seca torna-se mais agressiva. As fêmeas adultas depositam ovos em folhas, frutos, hastes e sépalas de flores. Logo depois, as lagartas eclodem e começam a se alimentar de estruturas da planta e dos frutos”, explica Sérgio Camargo, engenheiro agrônomo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, uma companhia de origem ítalo-japonesa.

De acordo com Camargo, a traça-do-tomateiro conta com capacidade para ocasionar danos entre 70% e 100% da produção de uma lavoura. “A Tuta absoluta possui ainda significativa capacidade reprodutiva, pois cada fêmea consegue depositar de 55 a 130 ovos durante seu período de reprodução”, complementa.

A Sipcam Nichino atribui o sucesso obtido logo no início da comercialização de Ohkami ao mecanismo de ação inseticida do produto, único no Brasil para o manejo da traça-do-tomateiro. A ação de Ohkami se dá por contato e o produto funciona rapidamente após aplicado. Sérgio Camargo adianta que nos ensaios a campo anteriores ao lançamento de Ohkami, os indicadores de controle de populações da Tuta absoluta chegaram a 100%, em diferentes regiões produtoras de tomate.

“Por possuir esse novo mecanismo de ação para a traça-do-tomateiro, Ohkami não apresenta resistências cruzadas com outros produtos do gênero utilizados no manejo da praga.” O inseticida, continua Camargo, reúne ainda quatro características centrais que definem sua alta eficácia sobre a Tuta absoluta: ação sobre a fertilidade de adultos, lagarticida (em todos os estágios ‘larvais’), ovicida (controle de ovos da praga) e ação repelente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024