ICL apresenta resultados de pesquisas no arroz durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Resultados de pesquisas para a cultura do arroz apontam até 17 sacas a mais de produtividade por hectare

15.02.2022 | 16:12 (UTC -3)
Cláudia Rodrigues Santos Nunes

A ICL, empresa que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, apresenta na 32ª Abertura oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras baixas 2022, que acontece de 16 a 18 de fevereiro, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, tecnologias específicas para a cultura e resultados de testes realizados em parceria com as principais universidades do Estado com incrementos de até 17 sacas a mais de produtividade por hectare.

Uma delas, que teve por objetivo avaliar a eficiência agronômica da utilização de Tônus e Concorde na cultura do arroz irrigado, trouxe um resultado de 9 sacas a mais por hectare. Tônus fornece Zinco (Zn) e Molibdênio (Mo), atua no balanço hormonal, redução da biossíntese do etileno e contribui para o aumento da eficiência da utilização do Nitrogênio. Concorde aumenta o metabolismo das plantas, traz recuperação rápida pós-estresse, reduz a fitotoxidez e aumenta a fixação de flores e frutos.

Outra pesquisa, que visou avaliar a eficiência agronômica da utilização de Concorde e Translok na cultura do arroz irrigado trouxe ganhos de 12 sacas a mais por hectare. Translok auxilia na translocação de fotoassimilados e enchimento de grãos e reduz os estresses, garantindo mais energia para as plantas.

Outra pesquisa a ser mostrada a quem visitar o evento e que teve por objetivo avaliar a eficiência agronômica da utilização de Sulfurgran B-MAX 2% na cultura do arroz irrigado trouxe 17 sacas a mais de produtividade por hectare. O produto proporciona liberação gradual de Enxofre (S) e Boro (B) melhorando a nutrição da cultura. Tal tecnologia, além de fornecer S e B em uma única aplicação, garante alto rendimento operacional, minimiza as perdas por lixiviação e proporciona maior produtividade na lavoura.

Testes de campo que visaram avaliar a eficiência agronômica da utilização de Polyblen Arroz Plante Mais na cultura do arroz irrigado trouxeram 11,8 sacas a mais por hectare. Registrado no MAPA como um fertilizante de liberação gradual, traz facilidade operacional e plantas bem nutridas, fornecendo, de forma adequada, nitrogênio ao longo de todo ciclo da cultura.

A última pesquisa a ser apresentada é com Improver Max, que reúne em um único produto o equilíbrio entre os efeitos fisiológico e nutricional, sendo especialmente desenvolvido para o tratamento de sementes de gramíneas. Como benefícios podemos citar o melhor arranque inicial, enraizamento e ganhos em produtividade de 14,4%.

“Os resultados, obtidos na última safra (20/21), estarão expostos em nossa vitrine tecnológica e nosso time estará à disposição para mostrar aos visitantes o quanto o uso de tecnologias na cultura do arroz pode incrementar a rentabilidade do produtor de arroz”, informa Evandro Minato (foto), engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia na área de Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá e consultor de Desenvolvimento de Mercado da ICL.

Serviço

32ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas

Data: 16 a 18 de fevereiro

Local: EMBRAPA Capão do Leão - Rio Grande do Sul

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024