Projeto Citrus SP Sustentável conclui primeiro módulo de capacitação continuada de técnicos da Defesa e Extensão Rural

Parceria entre Secretaria de Agricultura de SP e Fundecitrus prevê a disseminação de conhecimento para a manutenção da fitossanidade dos pomares e para uma citricultura cada vez mais sustentável

15.02.2022 | 16:13 (UTC -3)
Fundecitrus

A primeira etapa do módulo de capacitação continuada de técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) proposta no plano de trabalho do Projeto Citrus SP Sustentável foi concluída após três meses de treinamentos. O projeto, que é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo e o Fundecitrus, busca transferir conhecimento para o setor citrícola, auxiliando na manutenção da fitossanidade dos pomares, com destaque para o enfrentamento do greening, maior desafio da citricultura atualmente.

A capacitação de profissionais é um dos pontos previstos no plano de trabalho do projeto, que contempla uma série de ações e projetos educativos. Neste primeiro módulo, foram realizados dez treinamentos, que ocorreram desde outubro de 2021, ministrados por engenheiros agrônomos e pesquisadores do Fundecitrus, voltados especialmente para o manejo de pragas e doenças dos citros. “Dessa forma, os técnicos da Defesa e Extensão Rural estão mais atualizados e preparados para atuação nas diferentes regiões do parque citrícola”, explica o Coordenador da CATI, Alexandre Manzoni Grassi.

Para o coordenador da área de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala, “essa troca de informações e experiências entre os profissionais das instituições é muito importante não só para a formação e atualização, mas especialmente para a posterior orientação aos citricultores no cuidado com suas propriedades”.

O próximo módulo de capacitação abordará todas as legislações em vigor no campo e, em especial, a nova legislação estadual para a prevenção e controle do greening, em vigência desde dezembro de 2021.

O Projeto Citrus SP Sustentável tem duração de cinco anos e contempla diversas ações de transferência de tecnologias visando auxiliar o citricultor a ter acesso a todo o conhecimento disponível sobre o cultivo dos citros, principalmente sobre o controle de pragas e doenças.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024