Recebimento de embalagens de defensivos reinicia no RS

17.01.2011 | 21:59 (UTC -3)

Enquanto a colheita de tabaco continua em diversas regiões, reinicia na próxima segunda-feira (17), o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos. Desenvolvido de forma itinerante pelo SindiTabaco – Sindicato da Indústria do Tabaco e empresas associadas, com a parceria da Afubra e o apoio do InpEV, o programa pioneiro iniciou suas atividades no ano 2000 e mostra bons resultados: sete milhões de embalagens já foram recolhidas. “O investimento é das empresas associadas, mas os números demonstram o comprometimento dos produtores na preservação do meio ambiente”, afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

 

Além de oferecer comodidade e segurança aos produtores de tabaco no manuseio com estas embalagens, o programa atende determinação do Artigo 53, do Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, sobre o qual os “usuários de defensivos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. Os produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, recebem recibos - fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

 

ROTEIRO 2011 - Depois de percorrer 112 municípios da Serra do Rio Grande do Sul entre setembro e dezembro de 2010, o programa de recolhimento das embalagens tríplices lavadas retoma as atividades na próxima segunda-feira, 17 de janeiro, em Pelotas e Arroio do Padre. Mais de 500 localidades da região Sul e Litoral no Rio Grande do Sul devem ser visitadas até o dia 03 de maio. As rotas percorridas e o calendário estão disponíveis no site www.sinditabaco.com.br com detalhamento de localidades, pontos de coleta, data e horário em que os produtores poderão levar suas embalagens tríplices lavadas e flexíveis.

 

Eliana Stülp

Andreoli MS&L

(51) 3713-1777

eliana.stulp@br.mslworldwide.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025