Randon apura receita bruta de R$ 6,4 bilhões em 2011

28.02.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Mecânica de Comunicação

Em 2011, a Randon cresceu em sintonia com os movimentos ocorridos na indústria de veículos comerciais que produziu 216.270 caminhões (+13,9% sobre 2010), 47.565 chassis de ônibus (+17,4%) e 64.711 veículos rebocados (+1,5% sobre 2010). A Companhia registrou aumento em todos os indicadores: a Receita Bruta Total, antes da consolidação, foi de R$ 6,4 bilhões (+14,1% sobre 2010); a Receita Líquida Consolidada cresceu 11,8% chegando a R$ 4,2 bilhões, o EBITDA de R$ 556,7 milhões foi 2,8% maior e o Lucro Líquido Consolidado alcançou R$ 269,1 milhões com Margem Líquida de 6,5%, o que representa um crescimento de 7,9% no ano.

O diretor corporativo e de relações com investidores, Astor Milton Schmitt, atribui os bons resultados, entre outros, ao momento favorável da economia local e à performance da Companhia e suas controladas no mercado externo, que originou receitas totais em 2011 de US$ 294,4 milhões, um crescimento de 22,5% quando comparado ao exercício anterior. A troca do sistema ERP (Enterprise Resource Planning) também impactou os resultados pelo fato de dar suporte ao avanço das atividades no longo prazo. “A integração e padronização dos processos de negócios são fundamentais para promoção dos ganhos de sinergia entre as empresas do grupo, além de gerar agilidade na estratégia de crescimento”, observa o presidente da Randon, David Abramo Randon, lembrando que ambos os fatores reforçam o compromisso com o crescimento, performance, gestão e estratégia das operações.

As vendas consolidadas para o exterior no exercício de 2011 totalizaram US$ 294,4 milhões, aumento de 22,5% sobre o mesmo período de 2010 (US$ 240,2 milhões). Um dos destaques no mercado externo em 2011 foi a comemoração dos 1.500 produtos CKD montados no Quênia. Desde 2005, a RT East Africa é montadora e distribuidora Randon de unidades CKD para os mercados do Quênia, Uganda, Burundi e Tanzânia, onde circula atualmente uma frota de implementos nos modelos de basculantes, tanques, plataformas e bases de container. Além da montagem e distribuição de implementos, a RT trabalha também com a prestação de serviços e a comercialização de peças de reposição, havendo pontos de venda na capital Nairóbi e na cidade portuária de Mombasa. A empresa é parte do Multiple Group of Companies, com atuação em vários segmentos na região da África Leste, com foco no setor de logística e transporte.

Na controlada Fras-le o aumento nos volumes de exportações e a expansão das vendas através das unidades controladas no exterior foram significativos para elevar os resultados da Fras-le principalmente no primeiro semestre de 2011, contribuindo para superar os efeitos da desvalorização da moeda americana. Com a intensificação do processo de internacionalização dos negócios da Companhia, os índices de aumento nas vendas externas foram superiores à evolução apresentada no mercado interno. Os países do Nafta se mantêm como o principal destino das exportações da Fras-le, principalmente pela crescente demanda por lonas de freios para veículos comerciais (blocos). A Fras-le que já atuava no mercado chinês desde 2001, a partir de 2006 passou a atendê-lo através de uma operação comercial fixada na China, até a instalação da fábrica Fras-le Ásia em 2009. Em apenas dois anos de operação, a Fras-le Ásia, instalada na cidade de Pinghu, na Província de Zhejiang, na China, concluiu em maio/2011 seu primeiro plano de expansão, que previa o início da produção local de pastilhas para freios para veículos comerciais, além das lonas já produzidas.

Também em 2011, a Randon Argentina, que está executando plano de investimentos da ordem de US$ 8,0 milhões, para o período 2010-2012, em sua unidade industrial em Alvear-Rosário, na Província de Santa Fé, acaba de receber da presidente daquele país, Cristina Fernández de Kirchner, o certificado oficial de participação do governo argentino no financiamento de parte do projeto em andamento. Dedicada à fabricação de reboques e semirreboques, a Randon Argentina está ampliando e modernizando a fábrica, que se propõe, no curto prazo, a incentivar a produção nacional argentina, reduzindo as importações e impulsionando a geração local de empregos. Com mais este investimento, a Randon S.A Implementos e Participações avança em sua estratégia exportadora para a América do Sul. O atendimento ao mercado interno argentino aliado às vendas externas, coloca a Randon Argentina entre as maiores fabricantes locais de reboques e semirreboques. A empresa já exporta para o Uruguai, Brasil, Bolívia, Paraguai e Chile. Sua rede de distribuição é constituída por concessionários exclusivos com atuação direta nas Províncias de Mendoza, San Juan, San Luis, Córdoba, Rioja, Catamarca, Chaco, Corrientes, Misiones, Posadas, Santa Cruz, Neuquén, Rio Negro, Chubut e Tierra Del Fuego. A empresa também conta com representantes de vendas no interior da Província de Buenos Aires e norte do país e dispõe de vendedores diretos na Província de Entre Rios, Santa Fé e na Capital Federal.

Em 2011 foram contabilizados R$ 248,3 milhões em investimentos. Neste período a Companhia realizou a etapa principal dos investimentos na implantação do novo sistema de gestão, o ERP. Os processos de migração iniciaram em janeiro com o sistema de RH, e em meados de 2011 a implantação nas unidades controladas de menor porte (Banco, Consórcio, JOST, Castertech) e finalizando, entre novembro/2011 e janeiro/2012, com as unidades maiores (Fras-le, Master, Suspensys e Randon). Ainda deverão ocorrer alguns investimentos e gastos, nesta rubrica, no próximo exercício por conta de ajustes no sistema.

Outro destaque de 2011 foi a conclusão das novas instalações da expedição da Randon Implementos iniciada em 2010. O prédio está localizado junto à fábrica, no Complexo Interlagos, em Caxias do Sul com uma área de mais de 5 mil m². O amplo projeto contempla ainda uma passarela ligando as dependências da fábrica com a nova expedição, área para a entrega técnica dos produtos e um pátio com capacidade de 300 vagas para estacionamento. Em breve também irá abrigar a estrutura da nova Casa do Cliente. O investimento total superou os R$ 20 milhões e traz vantagens operacionais significativas como a melhoria no fluxo logístico, visto que a nova área está apta para atender a visão de crescimento da empresa.

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