ABS Pecplan apresenta nova contratação na bateria Tabapuã
Os zoneamentos agrícolas de risco climático para a cultura de algodão em Tocantins, safra 2009/2010, e coco em Goiás, safra 2009, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), de sexta-feira (28/08).
Para o algodão, foram identificados municípios aptos em Tocantins e os períodos de plantio com menor risco climático. O algodoeiro é extremamente sensível, precisa de calor e umidade para o crescimento. Outro estudo avaliou características térmicas e hídricas em áreas aptas para o cultivo do coco no estado de Goiás. A produção anual no estado gira em torno de 15,5 milhões de frutos, correspondendo a 0,8% do total nacional.
Zoneamento agrícola - O estudo objetiva minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultado de análise de séries climáticas históricas, de no mínimo 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água.
Confira a íntegra das portarias:
Nº 194 - Zoneamento agrícola para a cultura de algodão em Tocantins
Nº 195 - Zoneamento agrícola para a cultura do coco em Goiás
Fonte e informações adicionais: Mapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura