Sustentabilidade e tecnologia no agronegócio brasileiro são os temas destacados pela Embrapa no V Fórum Abisolo
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está lançando boletim técnico com a avaliação anual de cultivares de milho realizada pelos pesquisadores Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Adriano de Paiva Custódio e Rodolfo Bianco.
Segundo os autores, o objetivo do trabalho é auxiliar os técnicos e produtores na tarefa de planejar a próxima safra e decidir sobre cultivares de melhor rendimento e mais adaptadas às condições de solo e clima nas diversas regiões produtoras do estado.
Contemplando produtos de 11 empresas de sementes que atuam no Paraná, a obra avalia 15 cultivares convencionais e 34 Bt (geneticamente modificadas para resistência à lagarta). Os estudos foram conduzidos em 13 municípios do Paraná – Cambará, Cascavel, Campo Mourão, Floresta, Guarapuava, Londrina, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, Umuarama e Wenceslau Braz.
Produzida pelo Iapar em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio (Fapeagro), a publicação custa R$ 5 e pode ser adquirida no endereço www.iapar.br, onde também é possível baixá-la gratuitamente em formato PDF.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura