Projetos são submetidos para desenvolvimento em café

27.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Sexta-feira (21/08) foi o último dia para envio de projetos pelos pesquisadores interessados em participar da Chamada 20/2009 do Programa de Pesquisa em Café, coordenado pela Embrapa Café.

Até o fechamento do prazo, 102 projetos foram recebidos por meio da página

. Desses, 54 foram submetidos para desenvolvimento dentro do tema Competitividade e Sustentabilidade - Macroprograma 2, 31 para o tema Desenvolvimento Tecnológico Incremental do Agronegócio - Macroprograma 3, e 17 projetos foram submetidos para o tema Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial – Macroprograma 4.

Segundo Paulo Cesar Afonso Júnior, secretário executivo da CTP/Café o número de propostas apresentadas ficou dentro das expectativas da Embrapa Café. O que foi interessante, para ele, foi o número de projetos apresentados para desenvolvimento dentro do Macroprograma 4 - 17% do total - já que essa é a primeira vez que o Programa de Pesquisa em Café abre chamada para o desenvolvimento de projetos nessa área.

Agora, com o fim do recebimento de propostas, iniciou-se a fase de avaliação de conformidade dos projetos, ou seja, é o período para verificar se todos os projetos se enquadram nas determinações constantes da chamada 20/2009. Após essa análise, os projetos que não forem eliminados por inconformidade seguirão para análise pelos consultores ad hocs, que irão promover a aprovação técnica das propostas.

Ao final dessa etapa, as propostas serão submetidas para aprovação pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) que é o órgão máximo a quem cabe a decisão das pesquisas e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos pelos pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

O prazo para divulgação dos resultados é 31 de outubro.

Jurema Iara Campos

Embrapa

(61) 3448-4085 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025